WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/12/2015 - Reunião define local para instalação de central provisória do SAMU Regional Triângulo Sul

Representantes do governo estadual, do Cistrisul e prefeitos da região participaram de encontro na manhã desta segunda-feira
 
O SAMU Regional Triângulo Sul funcionará em sede provisória na rua Treze de Maio, na região central da cidade, ocupando parte da atual sede administrativa do Corpo de Bombeiros e o local onde hoje funciona a sala de vacinas do Centro de Saúde Professor Eurico Vilela. A definição ocorreu durante reunião realizada no auditório da Fiemg na manhã desta segunda-feira (21) e que contou com as presenças de representantes do governo estadual, membros do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul), prefeitos da região, entre outras autoridades.


Na abertura da reunião o presidente do Cistrisul e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, lembrou que o Estado trouxe a proposta de encontrar um paliativo para o SAMU Regional já funcionar no 1º semestre de 2016, visto que a previsão de entrega das ambulâncias é para o mês de abril. O coordenador de urgência da Secretaria de Estado da Saúde, Christiam Prata Lima, ressaltou que a proposta de uma central provisória também já está sendo aplicada em outras regiões. “Inclusive em outros locais também estamos fazendo parceria com o Corpo de Bombeiros”, afirmou. Ele explicou ainda sobre outros procedimentos, como o programa de convênios para a implantação do SAMU Regional e a fase de capacitações.


O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, explicou que a sala de vacinas do Centro de Saúde será transferida para o prédio anexo, onde atualmente funciona o arquivo da Secretaria de Estado. “Nós vamos reorganizar o espaço e ter uma melhor disposição para atendimento à população. O mais importante é que o Centro de Saúde Eurico Vilela continuará funcionando de forma plena naquela localização, apenas com a mudança da sala de vacinas para o prédio ao lado”, frisou. O superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, disse que a equipe técnica já começou a trabalhar na adequação do espaço. “Estamos colocando à disposição um engenheiro para acompanhar o trabalho. É importante neste momento otimizar o espaço e o recurso”, afirmou. Uma reunião já ficou agendada para o dia 04 de janeiro, para detalhar aspectos técnicos da reforma dos dois prédios.


No encontro o prefeito Paulo Piau ressaltou que a alternativa encontrada para começar a operação é uma decisão sábia para que a comunidade já tenha este benefício mais rápido. O presidente do Cistrisul destacou que a central provisória não descarta a construção da sede definitiva. “O projeto de doação de um terreno do DER está em tramitação na Assembleia”, afirmou Ramos.


O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires, falou da importância da união dos prefeitos no processo de implantação do SAMU Regional e solicitou orientação ao representante do governo do Estado sobre a instalação das bases centralizadas. Ao todo serão 24 bases espalhadas nos municípios que integram a região do Triângulo Sul, que vão receber um total de 05 USA´s e 19 USB´s.


Também participaram da reunião o presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale) e prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, o comandante do 8º BBM, major Casarim, o conselheiro estadual Jurandir Ferreira, a prefeita de Delta, Lauzita Rezende, a presidente do Cosems, Ana Maria de Oliveira, e representantes dos deputados Adelmo Carneiro e Tony Carlos.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS
 www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar