WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/12/2015 - Conselheiros de Saúde recebem orientações da Controladoria Geral do Estado durante capacitação

Evento reuniu mais de 100 conselheiros no anfiteatro do Centro Administrativo
 
“A participação da comunidade é a essência da democracia. Os conselhos são os olhos e ouvidos desta comunidade”, disse o prefeito Paulo Piau na abertura da capacitação voltada para os conselheiros municipais, distritais e locais de saúde de Uberaba. O evento foi realizado durante toda esta quarta-feira (16) e reuniu mais de 100 participantes no anfiteatro do Centro Administrativo.

Também na abertura o secretário de Saúde destacou a importância do Conselho e da representatividade de diversos segmentos, como do governo, prestadores de serviço, trabalhadores e usuários do SUS. “A Conferência Municipal deste ano foi um marco na participação da sociedade nas decisões da área da saúde em nosso município”, afirmou Marco Túlio Azevedo Cury. Ele ainda pediu que os conselheiros fossem participativos e ajudem no planejamento do setor.

A atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Beatriz Alves Ferreira, explica que a capacitação foi voltada para os atuais conselheiros e também para os que integram a gestão 2016/2020 e que irão tomar posse em maio do próximo ano. “Este evento é o início de um cronograma de capacitações que serão realizadas em 2016”, afirmou a presidente, ressaltando que foi aberto também aos conselheiros distritais e locais, além dos municipais. “Nós defendemos a ocupação de espaço e diálogo nas esferas de governo”, disse na abertura.

Abrindo a programação da capacitação, o conselheiro estadual Jurandir Ferreira explanou sobre o financiamento do SUS e a relação público-privada. Os representantes da Controladoria Geral do Estado, Gustavo Mariano de Freitas Souza e Felipe Leão, também participaram do evento abordando temas como a área de atuação da Controladoria; fiscalização dos recursos públicos; lei de acesso à informação; transferência de recursos e convênios; licitações e contratos, entre outros.


O Conselho Municipal é formado por 24 titulares e 24 suplentes e tem o papel de fiscalizar e acompanhar a política municipal de saúde. Ele é composto por 12 usuários do SUS, 06 trabalhadores do SUS, 03 representantes dos prestadores de serviços para o SUS e 03 representantes indicados pelo governo.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar