WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/12/2015 - Reunião mobiliza população contra o Zika Vírus

Anfiteatro da Prefeitura ficou lotado na tarde desta segunda-feira para debater o tema
 
Representantes de diversos segmentos lotaram o anfiteatro do Centro Administrativo no fim da tarde desta segunda-feira (dia 14) durante a reunião de mobilização contra o Zika Vírus promovida pela Prefeitura Municipal de Uberaba. “Nós temos a responsabilidade de mobilizar. Esta é uma discussão de como chegar à população, levar este conhecimento”, disse o prefeito Paulo Piau na abertura do encontro. Ele enfatizou que o município está fazendo a sua parte e vai, inclusive, aplicar multa se for necessário. “Este é um primeiro encontro, vamos promover outras reuniões divididas por segmentos”, relatou.

O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, disse que o objetivo da reunião é que os representantes de cada segmento levem o conhecimento adquirido à população. “Todo mundo aqui será um agente de saúde. Precisamos nos unir para combater o mosquito”, afirmou. Também presente no encontro, o superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, parabenizou o prefeito e o secretário pela realização do evento e disse que “é o primeiro passo de vários que vamos fazer juntos”. Silva destacou que o Estado está trabalhando a capacitação dos agentes dos 27 municípios que compõem a região de Uberaba e que o protocolo estadual sobre o Zika Vírus já está à disposição das secretarias municipais.

Os participantes acompanharam a palestra técnica da infectologista Danielle Borges Maciel que detalhou as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Não temos vacinas e nem medicamentos específicos, mas nós temos como combater”, afirmou a especialista, alertando aos presentes para a importância da eliminação do criadouro do mosquito. A infectologista explicou as diferenças nos sintomas de cada doença, sobre as causas do aumento dos vírus no Brasil, a incidência em outros países, além de detalhar o que é o Zika Vírus e suas consequências, como a relação com os casos de microcefalia, tema central do encontro.

O chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, mostrou aos participantes as ações de combate e prevenção desenvolvidas pelo município e como está o controle do mosquito Aedes aegypti na cidade, com a apresentação dos dados do último LIRAa.
 
Zika Vírus – De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar