WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/12/2015 - Vigilância Sanitária inicia fiscalização de fim de ano nos estabelecimentos comerciais

Fiscais vão avaliar os produtos típicos das festas de Natal e Reveillon
 
 A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (07) à fiscalização voltada para as festas de fim de ano. Quatro equipes de fiscais da Vigilância Sanitária estão nas ruas para percorrer os estabelecimentos comerciais e verificar diversos aspectos relacionados à comercialização de produtos típicos desta época do ano. “A nossa orientação às equipes é que façam um trabalho minucioso para que os consumidores tenham tranquilidade no momento em que fizerem suas compras”, comenta o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.


A fiscalização será realizada até o dia 08 de janeiro e neste período serão percorridos açougues, supermercados, distribuidoras de bebidas e lojas de produtos específicos da época. A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Vanessa Vieira de Matos, explica que durante o trabalho são verificados se o estabelecimento possui alvará sanitário; a procedência dos produtos; a temperatura dos alimentos; o registro dos produtos nos órgãos competentes como, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; limpeza geral; uniformização dos funcionários; atestados de saúde dos trabalhadores; limpeza da caixa d’água; entre outros itens.


De acordo com ela, em caso de irregularidade os estabelecimentos são notificados e tem um prazo para adequação, conforme a situação encontrada. “Depois a nossa equipe retorna ao local para verificar se foi corrigido o problema”, explica Matos. Em caso de reincidência, a equipe aplica o Auto de Infração e inicia o processo administrativo com aplicação de multa.


A diretora destaca que em caso de situações que ofereçam risco à saúde dos consumidores como, por exemplo, produtos fora da temperatura adequada, sem inspeção sanitária ou mesmo com prazo de validade vencido, a apreensão da mercadoria é imediata. Entre os produtos que estão sendo avaliados nas fiscalizações estão os panetones, carnes suínas, aves, frutas cristalizadas, castanhas, bebidas típicas desta época como vinhos e espumantes, entre outros.


“Durante as inspeções os fiscais também estão distribuindo um material informativo aos consumidores. Eles também devem ficar atentos na hora das compras e verificar as condições do produto, como a data de validade e a aparência, por exemplo”, alerta Matos. Se o consumidor encontrar alguma irregularidade em um estabelecimento comercial, pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária por meio do telefone 3331-2737.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS
_

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar