WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/12/2015 - Campanha Novembro Azul registra mais de 1.600 agendamentos de exames

Na segunda-feira mais 100 vagas serão disponibilizadas para agendamentos dos homens
 
A campanha Novembro Azul chega à reta final com um total de 1.614 agendamentos de exames de prevenção e detecção do câncer de próstata. “A campanha foi um sucesso e atingimos o nosso objetivo de fazer com que os homens agendassem seus exames. A prevenção é fundamental”, avalia o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Em função da grande demanda, muitos agendamentos foram marcados nos meses de dezembro e janeiro. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, apenas no mês de novembro foram atendidos 725 pacientes para a realização dos exames de toque retal durante a consulta médica e de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês).

Neste sábado (05) serão realizados os últimos exames agendados para o fim de semana. “Neste ano, para facilitar para os homens nós disponibilizamos agendamentos em quatro sábados e tivemos uma receptividade excelente”, comenta a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva. Ao todo, 185 pacientes estão agendados para sábado (05) na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão. Na segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar mais 100 vagas para agendamentos dos exames para serem realizados no mês de fevereiro. “Os homens que ainda não fizeram o agendamento terão mais uma oportunidade nesta segunda-feira”, explica Silva. Os interessados devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS e documento de identificação. Podem agendar os exames os homens com idade a partir de 50 anos, e no caso dos homens da raça negra ou com casos de câncer de próstata na família, a indicação é a partir dos 45 anos.

A diretora de Atenção Especializada explica que, neste ano, a campanha proporcionou um acolhimento melhor ao homem, resultando em uma maior qualidade no atendimento. “Além dos exames relacionados ao câncer de próstata, a equipe conseguiu orientar estes pacientes. Aproveitamos o momento para fazer outras ações de saúde, como cálculo do IMC, teste de diabetes, entre outros”, especifica Sheron Silva.


Ela alerta que os homens que fizeram agendamento e não lembram a data, podem entrar em contato no Departamento, pelo telefone 3331-2771. Além disso, a diretora reforça que os homens devem buscar o resultado do exame na mesma unidade em que foi atendido. “É muito comum eles não buscarem os exames, mas isso é importante para o seu acompanhamento e histórico da sua saúde. Nos casos em que o paciente apresenta uma alteração grave, a própria equipe da Secretaria faz um contato”, explica.


De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar