WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/12/2015 - Secretaria de Saúde realiza mais de 100 testes rápidos no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Equipe do CTA participou de mobilização na Praça Rui Barbosa
 
A mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta terça-feira (1º), resultou na realização de 113 testes rápidos para o HIV feitos pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde. A ação está inserida no tema “Fique Sabendo”, da campanha deste ano do Ministério da Saúde. Os testes foram realizados na Unidade Móvel de Coleta, que ficou durante todo o dia na Praça Rui Barbosa no evento promovido em parceria com a Associação “Saiba Viver – Vivendo com HIV”, Prefeitura Municipal de Uberaba, CTA, Revista Atma e empresas. “A prevenção e o diagnóstico são fundamentais. Quanto antes a pessoa iniciar o tratamento, terá uma qualidade de vida melhor. Nós temos toda a estrutura do CTA, com uma equipe multidisciplinar, para auxiliar o paciente a conviver com esta nova condição”, disse o secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury.

A gerente do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais/CTA, Maria Clara de Vasconcelos Afonso avaliou como positiva a quantidade de pessoas que aguardavam para fazer o exame. “Sabemos que ainda tem o preconceito, mas quando vemos uma fila como esta, percebemos uma mudança. É preciso fazer o teste logo e iniciar o tratamento, se o resultado for positivo”, explica. Dos 113 testes realizados na tarde de hoje, um deu positivo. “Quando o resultado é positivo, repetimos de imediato, e diante dos dois testes temos o diagnóstico. Agora já encaminhamos para o CTA para providenciar o teste confirmatório de laboratório, e oferecemos todo o suporte da nossa equipe”, esclarece a gerente, lembrando que a prevenção é a principal ação contra a AIDS.

Durante o evento, o CTA distribuiu preservativos masculinos e femininos e materiais informativos. A população também teve acesso a orientações e outros serviços de saúde, e aproveitou os shows de João Neto e Peixinho e Aracelle Fernandes.
 
Praça do Quartel – Neste sábado (dia 05), o CTA participa de um evento de conscientização em parceria com a Polícia Militar, das 8h às 13h, na Praça Magalhães Pinto. “Vamos levar o nosso material educativo e preservativos para serem distribuídos, em mais uma ação de conscientização”, comenta Afonso.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar