WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/11/2015 - Cerca de 680 pessoas fazem tratamento contra o tabagismo na rede pública

Centro de Saúde Prof. Eurico Villela forma primeira turma do Programa
 
Um grupo de 30 pessoas participou nesta semana da solenidade de formatura da 1ª turma do Centro de Saúde Professor Eurico Villela do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. O certificado entregue marcou a conquista planejada há seis meses: parar de fumar. “Tivemos um sucesso muito grande com este grupo, formado por pessoas com idade entre 20 a 80 anos, e que mostrou persistência e dedicação para largar o cigarro”, comenta a psicóloga do programa, Maura Costa.


Os formandos estão em tratamento há seis meses e neste período receberam acompanhamento semanal de uma equipe multidisciplinar, além de dispensação de medicamentos pela médica da unidade para os casos necessários. “Alguns ainda continuam o tratamento, mas a formatura marca a decisão destas 30 pessoas de largar o vício”, afirma Costa.


Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que cerca de 680 pessoas estão em tratamento no Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Com uma média de duração de 06 a 12 meses, o programa acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. “A pessoa que deseja parar de fumar deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento. Temos uma equipe treinada para o atendimento ao usuário”, explica a referência técnica do programa, Nara Silva de Oliveira.


Segundo ela, o paciente será inserido em um grupo e receberá todo o acompanhamento necessário, além de medicação nos casos que tenham a indicação médica. “O Centro de Saúde Eurico Villela foi inserido no programa mais recentemente, por isso formou sua primeira turma agora. Nas unidades básicas o programa já funciona há mais tempo e normalmente quando a turma completa um ano sem fumar é realizado um evento na unidade para a entrega do certificado”, explica Oliveira.


A gerente do Centro de Saúde Professor Eurico Villela, Fabiana Silva Oliveira, convida a população interessada a participar das novas turmas, que serão abertas em fevereiro. “Os interessados já podem procurar a unidade para se informarem do programa”, alerta. Segundo ela, “o mais importante é que os participantes realmente conseguem largar o vício, com muita forma de vontade e persistência, e com a confiança na equipe da Secretaria de Saúde”.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar