WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

25/11/2015 - Defesa Civil aconselha sobre a instabilidade do clima

Ventos fortes nesta segunda-feira (23) ultrapassaram os 80 km/h


Considerando os perigos associados à chuva e ventos intensos, a Defesa Civil de Uberaba oferece um conjunto de dicas e recomendações para garantir a segurança em nossa cidade e suavizar os prejuízos causados pela instabilidade do clima.


A informação é do coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli. “É impossível controlar o tempo, mas o tamanho dos prejuízos causados por chuva e ventos fortes pode ser amenizado. Para isso, cada um deve fazer a sua parte”, afirma Evaldo.


Em primeiro lugar, é necessário garantir que documentos e objetos de valor (material escolar, cartões de vacinação, entre outros) estejam guardados em um lugar alto e seguro, de preferência dentro de um saco plástico bem seguro. Este comportamento ajuda a evitar perdas de bens importantes em caso de enchente ou chuva forte.


Em caso de temporal, é importante desconectar aparelhos elétricos da corrente, como forma de evitar curtos-circuitos, que podem significar um prejuízo financeiro e, até mesmo, um risco para a segurança física dos moradores.


As datas e horários de coleta de lixo devem ser respeitados, mas não se deve passar por perigo para colocar o lixo na rua. Além disso, em casos de grande quantidade de chuva, o material descartado que for deixado nas ruas acaba entupindo bueiros e bocas de lobo, agravando a situação das enchentes e alagamentos por toda a cidade.


A prioridade é sempre proteger crianças e animais de estimação, que são indefesos e nem sempre sabem como agir. Enxurradas podem possuir correntezas fortes e ainda transmitir doenças como hepatite e leptospirose.


Se estiver dirigindo na chuva, reduza a velocidade do veículo e evite passar por ruas com muitos alagamentos. A água pode esconder buracos e outros perigos que podem danificar os automóveis e colocar em risco a segurança do motorista e de quem estiver com ele.


Quem mora em áreas de risco deve ter cuidado redobrado. “Ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência, ou caso perceba que árvores, postes e muros estejam se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência, desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em um lugar seguro; não plante pés de bananeiras nos taludes - elas acumulam muita água, aumentando assim o risco de deslizamento. Em caso de emergência, ligue nos telefones da Polícia Militar, 190, Corpo de Bombeiros, 193, e Defesa Civil, 199”, destaca o coordenador da Defesa Civil.


Existem, ainda, atitudes que podem ser tomadas antes das chuvas intensas, que diminuem os efeitos adversos do clima. Limpeza de telhados, ralos, esgotos, galerias e valas, desobstrução de calhas, remoção de entulho e poda de árvores são algumas ações que aumentam a segurança.
É importante ter alguns objetos em casa para compensar possíveis quedas de energia e de abastecimento de água. Lanternas, pilhas e garrafas de água potável são alguns exemplos.


“Em situações mais graves, como inundações e desabamentos, o mais importante é manter a calma. Se houver barulhos estranhos, rachaduras nas paredes ou infiltrações, o correto é abandonar a residência, providenciar a evacuação dos moradores e informar os vizinhos que possam não estar cientes dos riscos”, finaliza Evaldo.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar