WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/11/2015 - Ações da Educação no Trânsito mostram balanço positivo após dois meses

Trabalhos são contínuos; Sedest planeja série de palestras para o final de 2015
 
A seção de Educação no Trânsito, pertencente à Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), apresenta um balanço das atividades de orientação e conscientização iniciadas em setembro. A equipe planeja, ainda, uma série de palestras a serem realizadas até dezembro deste ano.


Após o encerramento das atividades da Semana Nacional do Trânsito (SNT), em setembro, a seção da Sedest passou a trabalhar o respeito à faixa de pedestres e às vagas de estacionamento destinadas ao público idoso e deficiente. Para o chefe da Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos, o resultado tem sido positivo mas as ações não podem ser interrompidas.


“Decidimos repetir as ações periodicamente nos mesmos lugares para fazer um monitoramento dos resultados. O que percebemos é uma mudança de comportamento gradual. As pessoas preocupam-se cada vez mais com a sua própria segurança e com a do próximo, mas é necessário insistir nas atividades para estimular a educação ao volante”, destaca Hélio.


Os trabalhos voltados para as faixas de pedestre têm sido concentrados na região central da cidade, local em que o fluxo de veículos e pessoas é mais intenso e onde existem mais situações de perigo para quem atravessa as ruas da cidade. Já as ações de respeito às vagas de estacionamento especiais são realizadas frequentemente nas proximidades de supermercados, onde as ocorrências são mais comuns.


“Uma das situações mais observadas é o idoso que estaciona na vaga especial mesmo sem possuir o cartão de autorização. Para poder fazer uso dos lugares reservados, não basta ter a idade mínima exigida. É sempre necessário o cartão, caso contrário o motorista pode ser multado”, relembra Hélio.


O cartão de estacionamento para idosos e deficientes pode ser solicitado na própria Secretaria de Trânsito, à Avenida Dona Maria de Santana Borges, nº 1405, bairro Olinda. Além do pagamento de uma taxa com valor de R$ 7,88, é requerida a apresentação de documentos pessoais e, no caso do deficiente físico, um laudo médico que comprove a dificuldade de locomoção.


Conhecimento – A seção de Educação no Trânsito dedica-se, além das ações rotineiras de sensibilização para a segurança, a uma série de palestras, solicitadas por várias entidades de Uberaba.


“Cada encontro trata de um assunto diferente, e isso é positivo no sentido em que possibilita que as regras e conselhos de educação e segurança sejam divulgados de forma mais completa”, explica o chefe.


Até dezembro, a equipe da Sedest realizará palestras a convite da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), da empresa de mototáxi Central 2000 e, ainda, a pedido da própria Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), destinada aos motoristas da casa.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar