WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/11/2015 - Sedest oferece dicas de segurança ao volante para o feriado prolongado

Com a chegada do feriado prolongado a seção de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) oferece uma série de dicas para garantir a segurança ao volante nos próximos dias.
 
O chefe da seção, Hélio dos Reis Santos, aponta a importância de sempre planejar e elaborar um roteiro de viagem, verificando as condições do automóvel e da estrada, para evitar riscos de acidentes. “Especialmente em feriados prolongados é essencial que os motoristas redobrem sua atenção nas rodovias”, reforça Hélio.
 
De acordo com ele, além da revisão do carro, toda a documentação do veículo e do condutor deve estar regularizada e os outros ocupantes, com documentos de identificação em fácil acesso. “Outro fato importante é que o motorista deve se preparar psicologicamente e fisicamente para a jornada, sabendo que poderá enfrentar congestionamentos e mesmo condições adversas do tempo, típicas do verão, como temporais”.


Outra ação recomendada é o uso do farol baixo, mesmo durante o dia. Segundo Hélio, o objetivo nesses casos não é melhorar a visibilidade de quem dirige, mas sim ajudar os outros motoristas a identificar o veículo mais cedo, evitando riscos de colisões. O ar-condicionado, sistema de ventilação, ou mesmo o de aquecimento, bem como o desembaçador traseiro, são instrumentos úteis para lidar de forma rápida com vidros embaçados pela diferença de temperatura.


Por fim, Hélio chama a atenção sobre a regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na utilização de cadeirinhas de acordo com a faixa etária de cada criança. O equipamento indicado para a segurança para crianças de até um ano de idade no bebê conforto, cadeirinha deve ser usada entre um a quatro anos, assento de elevação de quatro a sete anos e meio e banco de trás, entre sete a dez anos de idade, com altura mínima de 1,45 m. “Lembrando que o uso do cinto de segurança, diminui riscos em até 75%”.
 
 
Jorn. Katiuscia Antunes

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar