WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/11/2015 - Secretaria de Saúde já realizou mais de 800 agendamentos na campanha Novembro Azul

Vagas para exames aos sábados estão esgotadas
 
Um total de 806 agendamentos de exames de prevenção ao câncer de próstata foi realizado até a manhã desta sexta-feira (13), conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde. “A campanha Novembro Azul superou as nossas expectativas. Percebemos que hoje existe uma conscientização maior e, assim como as mulheres, os homens também estão cuidando da saúde”, afirma o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.

A referência técnica do Departamento de Atenção Especializada, Luciellen Neurianne dos Santos Carneiro, explica que as vagas para a realização dos exames aos sábados já estão esgotadas. “Tivemos uma procura grande para os quatro sábados da campanha em que serão realizados os exames”, comenta. Apesar disto, os homens ainda podem fazer o agendamento durante a semana.


Podem agendar os exames os homens com idade a partir de 50 anos, e no caso dos homens da raça negra ou com casos de câncer de próstata na família a indicação é a partir dos 45 anos. Para fazer o agendamento basta o homem comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS e documento de identificação. “Caso ele não possa ir, alguém da família pode fazer o agendamento por ele, levando estes documentos”, completa a diretora de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva. Os agendamentos são para os meses de novembro e dezembro, e a Secretaria de Saúde também já programa alguns para janeiro de 2016. Os exames são realizados nas Unidades Regionais de Saúde São Cristóvão e Boa Vista e em dois sábados da campanha também acontecerá no Hospital de Clínicas.


Na campanha Novembro Azul são feitos o toque retal durante a consulta médica, teste mais utilizado e eficaz, e ainda o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar