WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/11/2015 - Secretaria de Saúde e Polícia Militar iniciam parceria para melhorar a notificação dos casos de violência em Uberaba

Policiais militares acompanharam reunião promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz
 
O Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz, da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reunião na sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) para discutir a notificação dos casos de violência na cidade. “Nós percebemos que os números de notificações que temos hoje são muito discrepantes em relação aos registros da Polícia. Percebemos que grande parte das ocorrências policiais acaba não se tornando uma notificação dentro das unidades de saúde por motivos variados como, por exemplo, quando a vítima não quer prestar queixa, entre outras. Então esta reunião é para marcar o início de uma parceria, um trabalho junto à Polícia Militar para o encaminhamento das ocorrências de violência registradas por eles”, explica o coordenador do Núcleo, o biomédico Daniel Fornazier Zago.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, enfatiza que as notificações são fundamentais para que Uberaba tenha um real diagnóstico destes casos de violência e a Secretaria de Saúde possa saber exatamente onde atuar. “Em um caso de agressão, por exemplo, a origem pode ser uma situação de alcoolismo. Além de ter as estatísticas, nós poderemos fazer um reconhecimento destas vítimas, oferecer um atendimento em saúde e, posteriormente, um acompanhamento do caso”, avalia.

Na reunião de integração da Secretaria de Saúde e Polícia Militar, os militares acompanharam palestras do coordenador do Núcleo e também da referência técnica do programa Pró-Viver Mulher, Bruna Afonso Gibim. O encontro também contou com a presença do comandante do 4º BPM, tenente-coronel Waldimir Soares. “Este foi o início de uma parceria que tem a finalidade de melhorar o atendimento à população”, finaliza Zago. O diretor de Vigilância Epidemiológica lembra que o Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz foi reativado neste ano e tem feito um trabalho com diversas instituições para melhorar a identificação dos casos de violência na cidade, estudo que pode basear as ações de prevenção.
 
Juliana Fidelis 

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar