WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/11/2015 - Campanha Novembro Azul terá mobilização neste sábado

355 agendamentos já foram realizados nas unidades de saúde até esta quinta-feira

 

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (07) um evento de mobilização da campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção ao câncer de próstata. Das 7h às 12h, na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão, os homens e suas famílias contarão com diversas ações de saúde. Além da realização de atendimento mediante agendamento, serão promovidas orientações sobre planejamento familiar, segurança no trabalho, DST´s/AIDS, dengue, aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC, vacinação contra a gripe, corte de cabelo e massagem corporal. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Faculdade de Talentos Humanos (Facthus) são parceiras no evento.

“Será uma grande mobilização da campanha e esperamos a participação dos homens. Duzentos exames já estão agendados para este sábado”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Balanço da Secretaria de Saúde indica que 355 agendamentos foram realizados até a manhã desta quinta-feira (05). A expectativa da Secretaria é realizar mais de mil exames até o final do ano. Serão feitos o toque retal durante a consulta médica, teste mais utilizado e eficaz, e ainda o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.


A diretora de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, explica que neste ano os agendamentos dos exames do Novembro Azul são feitos previamente nas unidades de saúde, mediante apresentação de documento de identificação e do cartão do SUS. Podem agendar os exames os homens com idade a partir de 50 anos, e no caso dos homens da raça negra ou com casos de câncer de próstata na família a indicação é a partir dos 45 anos. “Caso ele não possa ir, alguém da família pode marcar por ele, levando os documentos”, enfatiza Silva. O sistema de agendamento proporciona mais comodidade para o homem, já que ele sai da unidade com a data, horário e local confirmados. Os exames são realizados nas Unidades Regionais de Saúde São Cristóvão e Boa Vista e durante a campanha Novembro Azul poderão ser feitos também aos sábados, para facilitar para aqueles homens que não podem consultar durante a semana.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar