WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/10/2015 - SAMU é parceiro em campanha sobre conscientização para o AVC

Em caso de sintomas da doença, o cidadão deve ligar imediatamente para o 192
 
O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), celebrado nesta quinta-feira (29 de outubro), marca o início de uma campanha de conscientização da população para auxiliar na identificação dos sintomas e busca imediata de socorro ao paciente. O AVC é a principal causa de morte no Brasil e a doença que mais incapacita no mundo. Entre as pessoas com mais de 60 anos, o AVC é a segunda principal causa de morte no mundo.


Uma campanha organizada pelo neurologista e coordenador técnico do SAMU, Dr. Marlos Aureliano Dias de Sousa, vai distribuir folders com orientações básicas sobre a doença para a população. “Nossa intenção é realmente orientar o público em geral sobre o que fazer diante de um paciente com sintomas do AVC. Além de reconhecer o problema, as pessoas precisam saber a importância de acionar o socorro imediatamente”, explica. Segundo Sousa, a partir dos primeiros sintomas o paciente inicia uma “corrida contra o tempo”, pois cada hora que passa diminui a chance de melhora. “A medicação específica para o AVC deve ser aplicada no prazo limite de 4h30, mas quanto antes o paciente receber, melhor será para tentar diminuir as sequelas”, enfatiza. O especialista ressalta que é primordial acionar o SAMU, pelo número 192. “O médico de plantão vai identificar se realmente é um AVC e o paciente será encaminhado imediatamente ao Hospital de Clínicas, que é o nosso centro de referência para o tratamento da doença”, comenta.


Com linguagem acessível, o material que será distribuído à população traz os quatros passos fundamentais para identificar um caso de AVC. São eles: Pare (pare tudo que estiver fazendo e seja rápido); Cante (peça para a pessoa cantar uma música, veja se tem dificuldade em falar); Sorria (a pessoa é incapaz de sorrir, pois a boca fica torta); Abrace (outro sintoma é não conseguir elevar um dos braços). O AVC pode ser isquêmico, quando falta circulação em uma área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias, ou hemorrágico, quando há sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo.


As instruções da campanha também incluem as formas de prevenção do AVC. Os fatores de risco são os mesmos que provocam ataques cardíacos: hipertensão arterial, colesterol elevado, fumo, vida sedentária, excesso de peso, estresse, diabetes, ingestão de álcool. “A prevenção é fundamental, por isso precisamos da conscientização da população. O AVC incapacita as pessoas e traz prejuízos para a sociedade”, finaliza Sousa. Nos Estados Unidos os custos diretos e indiretos com o AVC foram da ordem de 34 bilhões de dólares em 2007.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar