WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/10/2015 - Secretaria de Saúde inicia agendamentos de exames da campanha Novembro Azul

Agendamentos começam nesta quarta-feira nas unidades de saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira (28) os agendamentos de exames para a campanha Novembro Azul, dedicada às ações de prevenção ao câncer de próstata. Podem agendar os exames os homens com idade a partir de 50 anos, e no caso dos homens da raça negra ou com casos de câncer de próstata na família a indicação é a partir dos 45 anos. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado.

“Queremos fazer uma grande mobilização em Uberaba com esta campanha e conscientizar o homem sobre a importância de cuidar da sua saúde”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar mais de mil exames até o final do ano. Serão feitos o toque retal durante a consulta médica, teste mais utilizado e eficaz, e ainda o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

A diretora de Atenção Especializada explica que para fazer o agendamento basta o homem comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS e documento de identificação. “Caso ele não possa ir, alguém da família pode fazer o agendamento por ele, levando estes documentos”, completa Sheron Hellen da Silva. Ela enfatiza que o sistema de agendamento vai proporcionar mais comodidade para o homem, já que ele sairá da unidade com a data, horário e local confirmados. Os exames serão realizados nas Unidades Regionais de Saúde São Cristóvão e Boa Vista.

A diretora destaca que durante a campanha Novembro Azul os exames serão realizados também aos sábados, para facilitar para aqueles homens que não podem consultar durante a semana. No dia 07 de novembro (sábado) será realizado na URS São Cristóvão um grande evento para marcar a campanha. No horário das 8h às 12h, além da realização de atendimento mediante agendamento, os homens e suas famílias contarão com diversas ações de saúde. A Secretaria vai promover orientações sobre planejamento familiar, segurança no trabalho, aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC, orientações sobre DST´s/AIDS e dengue, vacinação contra a gripe, corte de cabelo e massagem corporal. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Faculdade de Talentos Humanos (Facthus) são parceiras no evento.

“Vamos fazer um chamamento para que as famílias se conscientizem de que o homem também precisa cuidar da sua saúde. Tivemos uma grande participação das mulheres na campanha do Outubro Rosa, e agora esperamos o engajamento dos homens no Novembro Azul”, finaliza Silva.

 

Juliana Fidelis

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar