WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/10/2015 - Mais de mil mulheres já foram atendidas na campanha do Outubro Rosa

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde indica que 1.045 mulheres já foram atendidas nas Unidades Básicas e pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família durante a campanha “Outubro Rosa”. “Este movimento está sendo um sucesso. Uma extensa programação está acontecendo em nossas unidades, com a efetiva participação das mulheres”, comemora o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. No último domingo (18) um grande evento marcou a campanha com atividades na Concha Acústica, em parceria com a Fundação Cultural. Na oportunidade, o secretário destacou a importância da prevenção e convocou as mulheres a realizarem os exames necessários.

A referência técnica do programa “Saúde da Mulher”, Fernanda Araújo Delfino, explica que 90% do público que compareceu às unidades de saúde neste mês já realizou ou está com a mamografia agendada. “Por dia são realizadas de 75 a 80 mamografias mediante encaminhamento da Secretaria de Saúde”, comenta. Ela destaca que a qualquer momento as mulheres podem ir a uma unidade de saúde para solicitar a requisição do exame. “Quem não fizer em outubro, pode procurar a unidade em qualquer época do ano”, conclui. Durante este mês de campanha também foram realizados 450 exames de papanicolau.

E a programação do Outubro Rosa segue até o final do mês, com diversas atividades voltadas para a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Nesta terça-feira (20) acontece palestra sobre o câncer de mama na Escola Municipal Maria Carolina Mendes; na UBS Dona Aparecida Conceição, no Parque São Geraldo, terá agendamento de mamografia e palestra sobre o câncer de mama e colo de útero das 8h às 13h; na UMS Maria Tereza, no bairro de Lourdes, acontecerá palestra educativa a partir das 7h. Já na quarta-feira (21), na UBS Dona Aparecida Conceição, no Parque São Geraldo, acontece coleta de papanicolau das 8h às 13h; a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Beija-Flor promove caminhada de conscientização sobre o câncer de mama e outras atividades a partir das 7h30; na USF Norberto Ferreira, no Morada do Sol, haverá palestra das 8h às 13h, assim como na UMS Maria Tereza, no bairro de Lourdes.

 

Juliana Fidelis

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar