WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/10/2015 - Seminário discute nova abordagem para a dependência química em Uberaba

Evento marcou encerramento do primeiro curso da Escola de Redução de Danos de Uberaba
 
Uma nova abordagem para a dependência química foi discutida durante o I Seminário da Escola de Redução de Danos de Uberaba, realizado nesta sexta-feira (16) no anfiteatro do Centro Administrativo. Com o tema “Reduzir danos, ampliar estratégias de cuidado: novos olhares e novos fazeres sobre a temática do uso, abuso e dependência das drogas” o evento marcou o encerramento do primeiro curso da Escola de Redução de Danos, que contou com a participação de 20 alunos. Na abertura do Seminário o secretário municipal de Saúde destacou a importância da parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro para a realização do curso. “Os profissionais foram capacitados para uma nova abordagem e queremos que este trabalho se propague”, afirmou Marco Túlio Azevedo Cury.


O diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, comentou que a Escola de Redução de Danos apresenta uma nova postura frente à dependência química, com base no respeito à liberdade de escolha do usuário e sua participação ativa no tratamento. A mesa de abertura também contou com as presenças da pró-reitora da UFTM, Prof. Drª Valéria Almeida Alves e da coordenadora acadêmica da Escola, Érika Trevisan.


Os participantes do seminário acompanharam as conferências “A reconstrução da subjetividade de populações negligenciadas através da estratégia da Redução de Danos”, com o psicólogo do Projeto Quixote, Cláudio Silva Loureiro, e “A Redução de Danos no trabalho do Projeto É de Lei”, com a antropóloga Roberta Marcondes Costa. A programação também incluiu palestra sobre as ações do Consultório na Rua com a população em situação de rua de Uberaba e relatos de experiência dos alunos.


A Escola de Redução de Danos é uma proposta do SUS para qualificar a rede de serviços no âmbito do plano emergencial de prevenção em álcool e outras drogas. O programa tem recurso do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e propõe a capacitação, teórica e prática, dos profissionais que atuarão na rede de atenção em saúde mental nas ações de promoção, prevenção e cuidados primários. Em Uberaba o curso aconteceu por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e a UFTM e envolveu profissionais do SUS, da área de assistência social, alunos da UFTM e líderes comunitários.
           
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar