WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/10/2015 - Vacinação contra o HPV continua nas unidades de saúde

Uberaba vacinou até o momento 25,83% do público alvo

A Secretaria Municipal de Saúde permanece com a aplicação da 2ª dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) nas unidades de saúde, no horário das 8h às 16h30. A imunização tem como público alvo as meninas de 09 a 11 anos e as adolescentes até 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose. O Ministério da Saúde também liberou a dose para as mulheres até 26 anos que sejam portadoras do vírus HIV (mediante apresentação de receita médica).

Balanço mais recente indica que em Uberaba foram imunizadas 1.557 meninas até a última sexta-feira (09), o que corresponde a 25,83%. Para 2015, a cidade deve aplicar a segunda dose em 80% do público alvo, ou seja, 4.821 pré-adolescentes. “Nós estamos acima da porcentagem de Minas Gerais e do Brasil, que está em torno de 19%. No entanto, a procura ainda está baixa pela vacina”, alerta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza. Ele enfatiza que os pais ou responsáveis devem levar as meninas até uma unidade de saúde para a continuidade da imunização.

Durante o período da campanha da 2ª dose, de 14 de setembro a 08 de outubro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde percorreu diversas instituições de ensino na cidade. “Nós agendamos a vacinação em várias escolas, mas muitas meninas não compareciam com o cartão. Agora é preciso procurar uma unidade de saúde”, completa Boaventura. Nos dias da campanha 1.256 meninas foram imunizadas.

A vacina contra o HPV é nominal e todas as meninas que tomaram a primeira dose já estão cadastradas no sistema para receber a segunda dose. É preciso levar o cartão de vacina e um documento de identificação. A terceira dose será aplicada daqui a cinco anos. A imunização previne o câncer de colo de útero, considerado a terceira causa de morte entre mulheres em Minas Gerais.

 

Juliana Fidelis

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar