WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/10/2015 - 200 agentes de endemias trabalham no mapeamento do terceiro LIRAa

Procura de larvas do Aedes aegypti começou nesta terça e segue até sábado
 
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (13) o trabalho para o mapeamento do 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses está com 200 agentes atuando em toda a cidade na procura de larvas do mosquito da dengue. O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns. “O LIRAa é extremamente importante para nortear algumas ações específicas, como por exemplo em quais locais fazer o mutirão, concentrar o motofog, promover o bloqueio, entre outras”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.

Conforme determinado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue para o mapeamento do LIRAa, cada município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, ou extrato como também é conhecido, são pesquisados 450 imóveis. O diretor de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, destaca que Uberaba foi dividida em 14 estratos. “Além de saber como está a infestação em cada estrato, nós aprofundamos para conhecer a realidade de cada bairro em relação ao mosquito”, explica. 


No LIRAa, os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de surto de dengue. O LIRAa é realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro, conforme estabelece o Programa Nacional de Controle da Dengue. “Nossa expectativa é terminar o trabalho de campo em Uberaba neste sábado”, finaliza Barbosa. Além de identificar os bairros em que há mais focos de reprodução do mosquito, o LIRAa também aponta o perfil destes criadouros, sendo que eles podem estar nas caixas d’água, lixo, vasos de plantas, entre outros locais.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar