WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/10/2015 - Secretaria de Saúde promove ação de prevenção ao alcoolismo com os trabalhadores da construção civil

Projeto envolve equipes do Cerest e da Atenção Básica

 

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta sexta-feira (09) a primeira ação do projeto “Promoção em saúde para os trabalhadores da construção civil” em uma obra na cidade. Cinquenta trabalhadores participaram das atividades coordenadas pelas equipes do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba – Cerest e do Departamento de Atenção Básica, e que contou com a parceria dos profissionais dos setores de Atenção Psicossocial, Consultório de Rua e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

O projeto tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção ao alcoolismo. “Existem vários estudos que mostram que é comum o alcoolismo entre os trabalhadores da construção civil e muitos acidentes ocorrem neste setor em decorrência deste problema. É uma realidade no Brasil”, explica a psicóloga do Cerest, Alline Alves de Sousa.

Além de receber informações sobre o alcoolismo e os prejuízos que ele traz, os trabalhadores preencheram o teste de identificação de desordens devido ao uso de álcool (audit), sob orientação da profissional Simone Maia, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). De acordo com a psicóloga do Cerest, os testes foram analisados junto com os trabalhadores. “Neste projeto, quando um trabalhador apresentar pontuação alta, ou seja, um possível diagnóstico de dependência do álcool, será encaminhado para atendimento no CAPS AD”, explica.

Outras obras na cidade serão percorridas pelas equipes.

 

Juliana Fidelis 

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar