WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/10/2015 - Secretaria de Saúde alerta para vacinação contra o HPV

Procura pela segunda dose da vacina está baixa em Uberaba
 
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta às meninas que devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) para procurarem uma unidade para imunização. “Estamos preocupados porque a procura pela segunda dose está abaixo do esperado. Precisamos da conscientização dos pais ou responsáveis para que levem as meninas para vacinar”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Ele destaca que é necessária a aplicação da segunda dose para a continuidade da imunização. Até a última sexta-feira (02) foram aplicadas na cidade 1.086 doses. Além das meninas de 09 a 11 anos, o Ministério da Saúde também liberou a vacina para as adolescentes até 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose contra o HPV e também para as mulheres até 26 anos que sejam portadoras do vírus HIV (mediante apresentação de receita médica).

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que a meta para Uberaba é vacinar 80% do público alvo, ou seja, 4.821 pré-adolescentes. A campanha começou na cidade no dia 14 de setembro e acontece em todas as unidades básicas de saúde e nas escolas conforme cronograma pré-estabelecido. “Nós estamos percorrendo as unidades de ensino, mas infelizmente muitas meninas não levam o cartão de vacina, o que tem refletido no baixo índice de imunização”, comenta. De acordo com ele, a vacinação nas escolas acontece até esta quinta-feira (08), mas as meninas podem procurar as unidades de saúde no horário das 8h às 16h30. O diretor alerta que é preciso levar o cartão de vacina e um documento de identificação.

A vacina é nominal e todas as meninas que tomaram a primeira dose já estão cadastradas no sistema para receber a segunda dose. A terceira dose será aplicada daqui a cinco anos. A imunização previne o câncer de colo de útero, considerado a terceira causa de morte entre mulheres em Minas Gerais. O vírus HPV é transmitido principalmente por via sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem no mundo devido ao câncer de colo de útero. 

 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar