WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/10/2015 - Evento no Caism marca início do Outubro Rosa nas unidades de saúde

Uma extensa programação movimentou a sede do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) na tarde desta sexta-feira (02) e marcou o início do Outubro Rosa. Durante todo o mês, 79 atividades serão promovidas nas unidades de saúde do município voltadas para a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Na abertura do evento, a diretora de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, destacou que todas as unidades estão aptas a fornecer o agendamento da mamografia. “A mulher está à frente cuidando da saúde da família, mas agora chegou a vez de cuidar também da sua saúde”, afirmou.


A programação no Caism incluiu apresentação cultural, palestra com o tema “Câncer de Mama” ministrada pelo Dr. Alexandre Sivieri, dinâmica com as professoras do curso de Enfermagem da UFTM, orientações do Centro de Testagem e Aconselhamento e ainda diversas atividades voltadas para o bem estar da mulher, como oficinas, maquiagem, massagem, exposição de fotos, entre outras.


Maria Lúcia Crispim e Maria de Fátima Barros de Souza Silva, que já enfrentaram o câncer de mama, promoveram uma oficina para ensinar as mulheres a fazer o seu próprio bojo. “Nós produzimos para dar um conforto para estas mulheres. É muito confortável e prático de usar, e aumenta a nossa autoestima”, afirmam.


Durante o mês, a programação do Outubro Rosa inclui palestras e dinâmicas sobre o câncer de mama, coleta de exame de papanicolau, agendamentos de mamografia, caminhadas, mobilizações com a comunidade, e ainda um evento no dia 18 de outubro na Concha Acústica. Na próxima segunda-feira (05) a programação acontece na UBS Virlânea Augusta de Lima, no Jardim Maracanã, com palestra sobre o câncer de mama e colo do útero e agendamento de mamografia das 8h às 13h; na USF Norberto Ferreira, no Morada do Sol, com agendamento de exame de papanicolau e mamografia a partir das 8h; e na UMS Aluízio Prata, no Elza Amuí, acontece palestra a partir das 8h.
                          
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar