WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/10/2015 - Unidade Especializada em Reabilitação já fez mais de 25 mil atendimentos em 2015

Unidade oferece serviços nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e acupuntura
 
A Unidade Especializada em Reabilitação (UER) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu de janeiro a setembro deste ano um total de 25.053 atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e acupuntura. “Isso significa uma média de 2.780 atendimentos por mês à população de Uberaba. Esta estrutura adequada de profissionais e equipamentos é fundamental para a reabilitação do paciente”, avalia o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.


A diretora de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, explica que os pacientes são atendidos na unidade mediante encaminhamento da rede pública, seja das unidades básicas ou hospitais. “Na UER o paciente encontra tudo o que precisa para a sua reabilitação, com um atendimento com hora marcada”, enfatiza.

A unidade conta com dez fisioterapeutas, dois psicólogos e um terapeuta ocupacional para atendimento ao público, que engloba todas as idades. O fisioterapeuta Marcelo Assunção Valentino revela que a maioria dos pacientes atendidos tem problemas de ortopedia, com destaque para as patologias relacionadas à coluna cervical, ombro e joelho. “Os casos de traumatologia também são muitos, em especial com pacientes com fraturas e lesões ligamentares”, completa. Segundo Valentino, cada sessão dura cerca de uma hora.

Omar Nogueira está em tratamento na UER há três meses, fazendo sessões de fisioterapia para a coluna. “Tive um acidente de trabalho e quando cheguei aqui minha coluna estava ‘travada’. Agora já consigo fazer os movimentos, o tratamento está sendo muito bom”, avalia.

O coordenador da UER, Juscemi Silva, conta que a unidade dispõe de oito boxes para atividades individuais de fisioterapia e acupuntura e ainda de duas salas de psicologia, uma sala exclusiva para atendimentos às crianças até três anos, e uma sala de fisioterapia para os exercícios de cinésioterapia, com atividades de alongamento, equilíbrio e fortalecimento muscular. As salas contam com os equipamentos necessários para a reabilitação do paciente, desde os aparelhos de ultrasson, infravermelho, TENS (para neuroestimulação elétrica transcutânea) até halteres, bolas, faixas elásticas e barras de apoio.

A unidade também oferece atendimento em grupo, com atividades de alongamento. “Quando o paciente recebe alta do tratamento individual, nós oferecemos esta atividade que passa a ser uma continuidade do atendimento. O alongamento é acompanhado pelo profissional que vai fazendo os exercícios junto com o grupo”, comenta o fisioterapeuta. Os grupos são de 10 a 15 pessoas.
        

A Unidade Especializada em Reabilitação fica na rua Afonso Rato, 343 - Centro, e funciona de segunda a quinta-feira das 7h às 21h, e na sexta-feira das 7h às 18h.

 
Juliana Fidelis (03/10/15)
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar