WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

30/09/2015 - Sedest analisa resultados da Semana Nacional do Trânsito

Ações com pedestres e ciclistas renderam maior número de infrações
 
Após o encerramento das atividades da Semana Nacional do Trânsito (SNT), na última sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) planeja novas ações educativas com base nas observações realizadas no decorrer do movimento de sensibilização.


Quem ficou responsável pela organização e implementação das ações, sob o lema “Seja você a mudança no trânsito”, foi a seção de Educação no Trânsito. O chefe da seção, Hélio dos Reis Santos, afirma que a campanha da SNT alcançou o sucesso esperado com os trabalhos efetuados.


“Percebemos o interesse e a vontade que as pessoas têm de melhorar a segurança e a eficiência do trânsito de nossa cidade. Foi uma semana muito proveitosa e em que todos os participantes aprenderam alguma coisa”, destaca Hélio.


A campanha, de abrangência nacional, trouxe uma série de atividades desenvolvidas para a população com o objetivo de promover a segurança e a gentileza no trânsito. A iniciativa serve como ferramenta para reduzir o número de acidentes fatais que ocorrem diariamente no Brasil.


Uma das ações desenvolvidas pelos profissionais da Sedest no decorrer da Semana Nacional do Trânsito foi realizada nos terminais de ônibus do sistema BRT/Vetor de transporte coletivo, na segunda-feira (21). “Pudemos observar que muitas pessoas não respeitam as regras de trânsito quando caminham pela via pública. Houve muitas ocorrências de desrespeito à utilização das faixas de pedestre”, enfatiza o chefe da Educação no Trânsito.


Como forma de resolver a questão, a equipe da Sedest planeja uma intensificação dos trabalhos educativos no local, com abordagens aos cidadãos e distribuição de panfletos que ilustram as consequências de comportamentos perigosos no trânsito.


Em outra ação, na quarta-feira (23), a blitz educativa promovida na Avenida Dr. Fidélis Reis revelou a negligência praticada pelos ciclistas que transitam pelo local. “Verificamos que a maioria dos motoristas respeitou as leis, usavam cinto de segurança, respeitavam as faixas de pedestres, etc. No entanto, muitos ciclistas ignoravam a ciclofaixa da avenida, o que arrisca a sua própria segurança”, finaliza.


No decorrer desta semana, a equipe da Educação no Trânsito dedica-se a uma série de três palestras educativas. De segunda (28) a quarta-feira (30), os profissionais discutem assuntos relacionados à segurança no Centro de Atenção Psicossocial ao Dependente de Álcool e Drogas (Caps AD III) do bairro Tutunas, bem como nas UPAs dos bairros S. Benedito e Parque do Mirante.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)
 

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar