WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/09/2015 - Educação no Trânsito oferece dicas de segurança para dirigir na chuva

Com a chegada do período de chuvas, a seção de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) oferece uma série de dicas para garantir a segurança ao volante nos próximos meses.

O chefe da seção, Hélio dos Reis Santos, aponta a importância de sempre tomar cuidado para que a chuva não represente um risco de acidente para motoristas e pedestres. “Especialmente no período chuvoso, é essencial que os motoristas redobrem sua atenção, seja nas rodovias ou dentro da cidade”, reforça Hélio.

De acordo com ele, a redução da velocidade quando o asfalto está molhado é uma medida simples e eficaz para aumentar a segurança. Uma velocidade relativamente baixa ajuda a manter uma distância segura do carro localizado à frente e facilita em uma freagem brusca.

“É importante evitar poças de água na rua, pois elas podem esconder buracos ou bueiros que se abrem devido à chuva. As poças podem, ainda, causar uma alteração da direção das rodas de um dos lados do veículo, obrigando o motorista a compensar, girando o volante no sentido contrário”, afirma o chefe da Educação no Trânsito.

O uso de farol alto em locais com neblina pode parecer a solução para a visibilidade reduzida, mas Hélio avalia que a solução passa pela ação contrária. “A neblina causa um reflexo forte da luz dos faróis, o que pode ofuscar o motorista e reduzir severamente a visibilidade e a segurança”, explica.

Outra ação recomendada é o uso do farol baixo, mesmo durante o dia. Segundo Hélio, o objetivo nesses casos não é melhorar a visibilidade de quem dirige, mas sim ajudar os outros motoristas a identificar o veículo mais cedo, evitando riscos de colisões.

O ar-condicionado, sistema de ventilação, ou mesmo o de aquecimento, bem como o desembaçador traseiro, são instrumentos úteis para lidar de forma rápida com vidros embaçados pela diferença de temperatura.

Por fim, Hélio chama a atenção para o comportamento a ser adotado em caso de aquaplanagem – quando uma lâmina de água se insere entre o asfalto e os pneus do veículo. “O melhor a se fazer é manter o volante fixo e não tentar virar para compensar a derrapagem. O passo seguinte é retirar o pé do acelerador, lentamente, para que o carro volte a ter tração no asfalto”, recomenda o chefe.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar