WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/09/2015 - Secretaria de Saúde promove capacitação sobre o perfil nutricional do município

As planilhas utilizadas para a definição do perfil nutricional do município são temas de uma capacitação promovida pela Secretaria de Saúde nesta semana. Os profissionais foram divididos em três turmas, sendo que a primeira aconteceu na tarde desta segunda-feira (14). A nutricionista do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luciana Martins Rosa Caixeta, explica que foi solicitado que cada equipe de Estratégia de Saúde da Família enviasse um enfermeiro ou técnico de enfermagem para participar. “Dividimos em três dias para não prejudicar o trabalho das equipes neste período”, comenta.

Entre os temas abordados estão as planilhas de acompanhamento dos programas “Vitamina A Mais”, que oferece uma suplementação da vitamina para as crianças de 06 meses a 59 meses, e “Saúde de Ferro” que atende às gestantes, puérperas e crianças na suplementação de ferro, e também de ácido fólico para as gestantes. “Nós fazemos este acompanhamento destes programas do governo federal e precisamos que os profissionais registrem nas planilhas informações referentes ao estoque, dispensação, entre outras”, afirma.
Além disso, os participantes receberam informações sobre as planilhas do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, do Ministério da Saúde, que faz o acompanhamento antropométrico da população atendida. Os mapas de acompanhamento das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família também foram abordados.

“Todos estes dados são lançados no sistema e a partir daí temos um diagnóstico de Uberaba, o nosso perfil nutricional. Por isso é importante orientar os profissionais no preenchimento destas planilhas e mapas”, enfatiza Caixeta. A capacitação prosseguirá na terça e na quarta-feira (15 e 16), sempre às 13h no Centro de Educação em Saúde.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar