WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/09/2015 - Hanseníase e notificação das doenças relacionadas ao trabalho são temas de capacitações da Secretaria de Saúde

Duas capacitações foram promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (10) para os profissionais do setor, sendo uma voltada para o combate e prevenção à hanseníase e outra para incentivar as notificações das doenças relacionadas ao trabalho.


Cerca de 40 médicos e enfermeiros das unidades de saúde participaram da capacitação sobre hanseníase organizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica. O diretor Robert Boaventura de Souza explica que entre os temas abordados estão o diagnóstico da hanseníase, a notificação e os procedimentos que devem ser adotados para o encaminhamento do paciente para o tratamento. “Nosso objetivo é melhorar a identificação dos casos”, enfatiza. O curso é ministrado por profissionais da Vigilância Epidemiológica, da Superintendência Regional de Saúde e conta com a participação da médica especialista Dra. Adriana Aveiro. A segunda turma participará da capacitação nesta sexta-feira (11), das 8h às 17h no Centro de Educação em Saúde.


Também nesta quinta-feira (10), vários profissionais da Atenção Básica participaram de uma capacitação promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba – Cerest com o tema “Notificação compulsória relacionada ao trabalho e preenchimento da Ficha de Atendimento Ambulatorial – FAA”. A psicóloga do Cerest, Aline Alves de Sousa, comenta que o objetivo é incentivar que estes profissionais preencham a ficha, nos campos relacionados à saúde do trabalhador, e façam a notificação compulsória.


Segundo ela, as notificações são registradas no Departamento de Vigilância Epidemiológica e passam a constar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde. “Todo este processo é importante para que Uberaba tenha um diagnóstico da saúde do trabalhador e das doenças relacionadas ao trabalho”, finaliza Sousa. Na próxima quinta-feira (17), a capacitação será ministrada para outra turma de profissionais.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar