WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/09/2015 - Campanha da 2ª dose da vacina contra o HPV começa na próxima semana

Em Uberaba a meta é vacinar cerca de 4.800 pré-adolescentes
 
A Secretaria Municipal de Saúde começa na próxima segunda-feira (dia 14) a campanha da segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) em Uberaba. A imunização previne o câncer de colo de útero, considerado a terceira causa de morte entre mulheres em Minas Gerais. O público alvo da campanha são as meninas de 09 a 11 anos, e também as meninas e mulheres de 09 a 26 anos que sejam portadoras do vírus HIV (mediante apresentação de receita médica). A campanha da primeira dose da vacina aconteceu há seis meses, em março deste ano.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que a meta para Uberaba é vacinar 80% do público alvo, ou seja, 4.821 pré-adolescentes. “Esta vacina é nominal e todas as meninas que tomaram a primeira dose já estão cadastradas no sistema. Elas têm direito à segunda dose e depois à terceira dose, que será aplicada daqui a cinco anos”, destaca. O diretor alerta que é preciso levar o cartão de vacina e um documento de identificação.

Segundo Boaventura, o Ministério da Saúde também liberou a vacina para as adolescentes até 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose contra o HPV. “A vacina é de rotina e todas as unidades de saúde já estão abastecidas com as doses”, revela. A campanha vai acontecer de 14 de setembro a 08 de outubro. A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h30, e nas escolas. O agendamento nas unidades de ensino está sendo feito pela equipe da Central de Vacinas (3322-7822).

O vírus HPV é transmitido principalmente por via sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem no mundo devido ao câncer de colo de útero. 
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar