WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/09/2015 - Prefeito e secretário de Saúde apresentam sistema de prontuário eletrônico

 
Projeto já funciona como piloto na UMS Roberto Árabe Abdanur e proporcionou economia de R$ 6 milhões ao município
 
“Um dia feliz e de muita importância para a cidade de Uberaba”, disse o prefeito Paulo Piau na coletiva de imprensa para apresentação do sistema de prontuário eletrônico que está sendo implantado nas unidades de saúde. O prefeito esteve na Unidade Matricial de Saúde Roberto Árabe Abdanur na manhã desta quarta-feira (02), local onde o projeto já funciona em fase piloto. Na unidade, três salas já contam com este sistema e as próximas a receberem são a Unidade Básica de Saúde Valdemar Hial Junior, no Residencial Tancredo Neves, e o Centro de Saúde Eurico Vilela, localizado na área central.

Na unidade do bairro Mercês, o prefeito conferiu in loco como funciona o sistema e recebeu a confirmação da Dra. Ana Carolina Oliveira de que o prontuário eletrônico realmente facilita o trabalho do médico. “Este sistema vai facilitar para o médico que passará a acompanhar todo o histórico do paciente. Cada criança que nascer em Uberaba nós teremos todo o seu prontuário registrado”, afirmou. Piau ressaltou que tem um compromisso com a população de Uberaba de acabar com a fila eletrônica. “E este sistema é o primeiro passo para isso”, completou. A médica da unidade ressaltou que o sistema já está integrado às UPA´s, o que permite saber quais procedimentos foram adotados com os pacientes que passaram pelo pronto-atendimento. “Às vezes o paciente não sabe relatar ao certo qual medicamento tomou na UPA, por exemplo, ou não lembra o que estava sentindo na consulta anterior, e com o prontuário eletrônico nós temos tudo registrado”, comenta.
O sistema de prontuário eletrônico foi desenvolvido pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e da Codiub, e proporcionou uma economia de R$ 6 milhões que seriam investidos na aquisição de um software. “Este trabalho mostra a capacidade e o comprometimento do corpo técnico da Secretaria e Codiub, que desenvolveu o sistema e colaborou para a economia de recursos”, enfatiza Piau.

O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, explica que no prontuário eletrônico o médico já registra todo o atendimento feito ao paciente no momento da consulta, assim como as medicações receitadas e os exames que serão realizados, se necessário. “Quando todas as unidades de saúde estiverem com este sistema, teremos condições de integrar as informações. Em qualquer unidade municipal que o paciente for atendido os profissionais poderão consultar o seu prontuário e já obter de forma imediata o histórico de sua saúde”, avalia.

Para a implantação do sistema em todas as unidades de saúde, a Prefeitura de Uberaba já tem garantido o recurso do governo federal para a aquisição dos 305 computadores necessários. O processo licitatório deve ser concluído em outubro, quando todas as unidades receberão o equipamento para instalação do sistema de prontuário eletrônico. “O equipamento está sendo providenciado e vamos iniciar a etapa de treinamento dos servidores”, explica Piau.


A segunda etapa do sistema será o agendamento eletrônico, quando os pacientes já sairão da consulta com o seu exame ou atendimento com especialista marcado. “Até alcançarmos esta etapa, a Secretaria de Saúde está trabalhando para a diminuição da fila eletrônica, com a realização de mutirões, contratação de mais exames e exclusão do cadastro dos pacientes que não foram localizados. É um trabalho conjunto que vai resultar na melhoria e maior rapidez da prestação de serviço em saúde ao cidadão”, conclui Túlio Cury.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar