WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

28/08/2015 - Educação no Trânsito alerta para o perigo crescente do uso de celular ao volante

A seção de Educação no Trânsito da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) alerta para o perigo do uso de celular e outros aparelhos ao volante. Dados levantados pela secretaria revelam que a distração associada à utilização destes equipamentos pode aumentar em até três vezes o risco de acidente.


Quem faz o apelo é o chefe da seção de Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos. “Um estudo do Ibope mostra que já existe um smartphone para cada três pessoas no Brasil. O uso de celular para acessar redes sociais ou mensagens significa uma distração de, em média, 23 segundos para quem dirige. Isso, é claro, representa um perigo enorme”, salienta o chefe.


Para Hélio, o aumento da popularidade de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Viber, contribui para um crescimento no número de acidentes no trânsito. “Quem olha para o celular ao volante está praticando uma direção de alto risco para si mesmo e para todos em redor”, pontua.


Os pedestres ficam extremamente vulneráveis com esta situação cada vez mais comum. Ainda de acordo com Hélio, casos de atropelamentos acidentais causados pelo uso indevido de aparelhos eletrônicos ao volante são vistos com uma frequência assustadora. “Cabe à própria pessoa se policiar e tomar atenção na direção. Só assim a segurança será garantida”, finaliza.


Semana Nacional do Trânsito - De 18 a 25 de setembro, o Brasil vive a Semana Nacional do Trânsito, movimento de conscientização sobre os perigos nas estradas que tem focado, a cada edição, o risco associado ao uso de celulares e afins. Em Uberaba, a seção de Educação no Trânsito prepara atividades educativas com o objetivo de promover comportamentos responsáveis no trânsito, seja em motoristas, pedestres ou mesmo ciclistas.


Com o lema “Seja você a mudança no trânsito”, a campanha da Semana Nacional do Trânsito contará com a participação de vários parceiros da Sedest. Entre eles, encontram-se a empresa Piracicabana, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Sest Senat, Polícia Rodoviária Federal e até mesmo a Associação dos Motociclistas e Motoclubes de Uberaba.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar