WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/08/2015 - Secretaria de Saúde promove evento para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, será marcado em Uberaba por um evento nesta sexta-feira (28) promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Marco Túlio Azevedo Cury destaca que o objetivo é alertar a população sobre os malefícios do cigarro e a importância de parar de fumar. A ação vai acontecer na Praça Rui Barbosa, das 8h às 12h.

A referência técnica do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Nara Silva de Oliveira, explica que será uma oportunidade para a população conhecer quais serviços estão disponíveis nas unidades de saúde para atender ao paciente que deseja parar de fumar. Além das ações do programa, o evento vai contar com aferição de pressão, teste de glicemia, orientações do Centro de Testagem e Aconselhamento, entre outras.

De acordo com Oliveira, todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal possuem uma equipe treinada para o atendimento ao usuário de cigarro. “A pessoa que deseja parar de fumar deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento”, enfatiza. Segundo ela, o programa conta com uma equipe multidisciplinar e o paciente será inserido em um grupo e receber todo o acompanhamento necessário, além de medicação nos casos que tenham a indicação médica. O tratamento tem uma duração média de 06 a 12 meses e o acompanhamento acontece semanalmente nos três primeiros meses, passando posteriormente para 15 dias e um mês. “Quando o paciente completa um ano de tratamento ele recebe um certificado do programa”, finaliza Oliveira.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar