WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/03/2009 - Olho Vivo estará em funcionamento em outubro

54 câmeras farão à segurança das principais vias comerciais da cidade 

“Redução de 30% nos índices de criminalidade nas cidades onde o projeto foi implantado”, essas são palavras do Comandante da 5ª RPM, Flávio Aquino, sobre o Programa Olho Vivo, na manhã desta segunda-feira, 23, em reunião no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU). Durante o encontro foi apresentado o projeto detalhado, abordando a sua funcionalidade e custos, para o empresariado e autoridades ligadas ao setor de segurança pública. 

Com um investimento da ordem de R$ 4 milhões, o Projeto Olho Vivo já estará em pleno funcionamento em outubro deste ano. Em abril, começa a licitação e a implantação se dará no mês de julho, com a instalação de 54 câmeras nos principais logradouros comerciais da cidade. “A escolha dos locais onde serão instalados se baseia na taxa de criminalidade, que se concentra basicamente a área comercial.

Mas nós sabemos que há mobilidade do crime, ela se presta a mudar esse quadro à medida que nós exercitamos esse monitoramento. Ao perceber a migração do crime, nós também, de forma antecipada migramos a prestação de serviço no que diz respeito à prevenção criminal”, reforça comandante Aquino. 

De acordo com o prefeito Anderson Adauto, há três anos se busca a efetivação do “Olho Vivo” e, agora, se torna uma realidade. O Estado assegurou os investimentos em equipamentos e implantação, enquanto fica com o município a responsabilidade pela manutenção do programa. “As câmeras serão instaladas no primeiro momento o setor comercial. Nós fizemos uma proposta concreta e objetiva. As despesas com manutenção, algo em torno de R$ 350 mil/ano, seriam bancadas 50% pela Prefeitura e o restante pela sociedade civil organizada”, posicionou Anderson Adauto. 

Os presidentes da ACIU, Karim Abud, e da CDL, Faker Facury, ficaram de se reunir com o empresariado uberabense para discutir a parceria com a PMU e dar posicionamento em uma próxima reunião, a ser marcada. 

O “Olho Vivo” é um sistema de câmeras conectadas por meio de fibra ótica, ligada a central de atendimento de monitoramento da Polícia Militar. Os equipamentos têm capacidade de rotação de 360º e capitação de 100 a 200 metros de distância, com a qualidade de imagem semelhante à TV digital, monitoradas 24 horas por dia. “A câmera é só o material eletrônico, junto com ela vem um conjunto de medidas, inclusive a entrada de motos-patrulhas e veículos para suportar o aumento da demanda que esse sistema acarreta”, finalizou o comandante. 

Cerca de 70 pessoas participaram da reunião. Dentre as autoridades, o juiz Ricardo Cavalcante Motta, vereadores, integrantes do Lions e Rotary Club, membros das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Segurança Pública. Durante o evento, o secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, expôs aos presentes dois assuntos muito discutidos no quesito segurança e apresentou os próximos passos que serão tomados. O primeiro deles é o presídio da cidade, que será licitado em abril e terá capacidade de abrigar 300 cidadãos, exclusivamente para prisões provisórias, e com previsão para inaugurar em 2010, deixando então a penitenciária somente para presos condenados. Para os próximos dias, ele anunciou a instalação da “Comoveec” - Comissão de Combate à Violência em Eventos Culturais e Artísticos. A Comissão reunirá representantes das polícias, ministério público, defensoria pública e judiciário, e terá como objetivo ditar as medidas de seguranças cabíveis que os organizadores devem tomar, podendo, inclusive, vetar o evento, caso não sejam cumpridas. Com o “Comoveec” pretende-se punir as pessoas que são causadoras de danos materiais e a terceiros nos eventos. 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar