WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/08/2015 - Secretaria de Saúde promove capacitação para melhorar a identificação dos casos de violência no município

Cerca de 30 profissionais da área da saúde de Uberaba participaram nesta semana do 1º Minicurso “Conceitos de Violências e Capacitação para o preenchimento da Ficha de Notificação” promovido pela Secretaria de Saúde. O objetivo do curso é definir e identificar, junto aos participantes, os tipos de violências que são notificados no município. “Nós reativamos em março deste ano o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Cultura da Paz e agora estamos fazendo este trabalho para melhorar a identificação destes casos em Uberaba e a partir daí ter um estudo de como está a violência em nossa cidade, o que pode basear as ações de prevenção”, revela o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza.


Para participar do minicurso foram convidados os profissionais indicados pelas direções do HC/UFTM, HC/UNIUBE e demais hospitais, Diretorias de Atenção Básica e Especializada do Município e Estado, SAMU, e potenciais unidades de notificação. Segundo Boaventura, a partir desta capacitação a intenção é formar equipes que irão realizar as notificações e auxiliar o preenchimento das fichas em suas respectivas unidades. “Qualquer tipo de violência deve ser notificado ao nosso Departamento”, enfatiza.


Entre as ações propostas na capacitação estão o estudo detalhado do Instrutivo distribuído pelo Ministério da Saúde, conhecer o Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), além de promover a interação e a capacitação dos profissionais de saúde que lidam com o atendimento primário das vítimas de violências, tornando mais fácil a percepção dos casos. A programação incluiu ainda várias palestras e estudo de casos. O minicurso é coordenado pelo biomédico Daniel Fornazier Zago, do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Cultura da Paz.


A capacitação foi dividida em duas turmas, sendo que a segunda acontecerá nos dias 01 e 03 de setembro. O minicurso tem duração de oito horas e acontece na Casa do Educador Professora Dedê Prais, localizada na rua Onofre da Cunha Resende, 78.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar