WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/08/2015 - Mais de 1.300 atendimentos foram realizados na zona rural no projeto “Farmácia da Gente”

Secretaria de Saúde entrega medicamentos da Farmácia Básica diretamente nas comunidades rurais
 
O projeto “Farmácia da Gente” da Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.383 atendimentos na zona rural de Uberaba entre os meses de fevereiro e julho. “Este balanço mostra como o projeto está funcionando bem e conseguindo atingir o seu objetivo, de levar mais um atendimento na área da saúde na própria comunidade”, comenta o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. No “Farmácia da Gente” a equipe leva os medicamentos da Farmácia Básica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em oito comunidades rurais e três assentamentos.


A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Vera Abdanur, explica que antes os moradores destas localidades precisavam se deslocar até a cidade para buscar o seu medicamento nas Farmácias Básicas e muitos acabavam abandonando o tratamento, ocasionando a piora do quadro clínico. “Agora a realidade é outra e semanalmente nossa equipe percorre a zona rural levando o medicamento diretamente ao cidadão”, enfatiza.

De acordo com Abdanur, a equipe segue uma escala de trabalho e vai à comunidade no mesmo dia em que são feitas as consultas médicas, assim os moradores já tem o atendimento completo. Os medicamentos são retirados mediante receituário médico. Desde o início do projeto, em fevereiro, até o fechamento de julho foram dispensados 91.869 itens, sendo que cada comprimido é considerado um item. Estão incluídos neste projeto os 135 itens que compõem a Farmácia Básica.


O projeto “Farmácia da Gente” funciona com um veículo próprio e conta com uma equipe composta por farmacêutico, técnico de farmácia e motorista. São atendidas as comunidades rurais da Baixa, Borgico, Calcário, Capelinha, Peirópolis, Ponte Alta, Santa Rosa e São Basílio, e ainda os assentamentos Cedro, Dandara e Palestina.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar