WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/08/2015 - Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que foi confirmado o primeiro caso de febre chikungunya em uma pessoa residente no município. De acordo com a investigação realizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica a contaminação pelo vírus não ocorreu em Uberaba.

O paciente é um homem, de 35 anos, que mora em Uberaba e viaja a trabalho todo mês para o Estado da Bahia e outras cidades da região. No dia 29 de junho, o referido paciente viajou a trabalho para Santaluz, no Estado da Bahia, onde permaneceu por quatro dias. No trajeto, o paciente passou ainda por Feira de Santana. Na sequencia, no dia 04 de julho, quando estava em período de férias em praia nas proximidades de Salvador, o paciente apresentou os sintomas da doença como dor intensa nas articulações, mialgia, cefaleia, febre e náuseas. Ainda no Estado da Bahia, o paciente chegou a retornar à Santaluz no dia 09 de julho onde recebeu atendimento em unidade de saúde devido às dores nas articulações.

O paciente retornou a Uberaba no dia 10 de julho e procurou atendimento particular no dia 14 de julho. Ainda neste dia, o médico acionou o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que imediatamente enviou uma equipe à residência do paciente para a coleta do material.

Na tarde de ontem (segunda, dia 10), o resultado do exame foi encaminhado à SMS pela Rede de Laboratório de Saúde Pública, de responsabilidade do governo do Estado, com resultado negativo para dengue e positivo para chikungunya. Na manhã desta terça-feira (11) a equipe de Vigilância Epidemiológica esteve novamente na residência do paciente para levantamento de informações extras e coleta de nova amostra diante da confirmação da doença. O paciente passa bem, mas ainda sente dores nas articulações dos joelhos, tornozelos e cotovelos.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que quando o paciente retornou a Uberaba, já estava encerrado o período de transmissão da chikungunya. A transmissão de uma pessoa que esteja contaminada para o mosquito aedes aegypti (transmissor do vírus) é no início da doença, na fase febril. Neste período, o paciente ainda se encontrava no Estado da Bahia, provável local de contaminação.

O diretor enfatiza ainda que é fundamental que os profissionais de saúde de Uberaba acionem o Departamento de Vigilância Epidemiológica sempre que suspeitarem desta ou de outras doenças de agravo, para que o município possa investigar o caso.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar