WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

08/08/2015 - Educação no Trânsito oferece conselhos para promover a segurança na entrada e saída das escolas

Regresso às aulas exige atenção dos pais, diz chefe da seção


No contexto do regresso às aulas, a seção de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) faz um alerta para os pais dos alunos – para garantir a segurança no embarque e desembarque nas escolas, é importante seguir algumas dicas e evitar certos comportamentos.


A informação é do chefe da seção de Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos. “Nesta época de retorno às aulas, muitos pais adotam comportamentos que podem colocar em risco a segurança de seus filhos e de outras pessoas. As ocorrências mais comuns estão relacionadas com a pressa de deixar as crianças na escola”, avalia Hélio.


Segundo ele, um dos casos mais comuns é levar os alunos no banco da frente mesmo quando a sua idade é inferior à exigida na lei. “É frequente vermos crianças de 7 ou até de 5 anos no lugar do passageiro. Além de não obedecer à lei, que determina a idade mínima de 10 anos para viajar no banco da frente, é um comportamento perigoso e facilmente evitado”, diz.


Outro aviso feito pela Sedest está relacionado com o respeito à faixa de pedestre, com especial enfoque àquelas localizadas nas entradas das instituições de ensino. “Tem pessoas que estacionam diretamente em cima da faixa e ainda saem do carro para acompanhar seus filhos até dentro da escola. É uma infração e ainda atrapalha o fluxo de trânsito nos horários mais movimentados das escolas”, destaca Hélio.


A falta do uso de cinto de segurança e o transporte de mochilas na bagageira também podem significar um risco. O chefe de seção recomenda que as mochilas sejam transportadas nos bancos do veículo, para agilizar o desembarque. “Em relação ao cinto, muitas vezes os pais e os jovens abrem mão dele por se tratar de um percurso curto entre a casa e a escola. Mas os números comprovam que é nos trajetos mais rápidos que ocorre a maioria dos acidentes de trânsito, exatamente por este motivo”, ressalta.


A Sedest, por meio da seção de Educação no Trânsito, dá continuidade às ações de panfletagem e abordagem de motoristas e pedestres em blitze educativas sobre o uso correto das faixas de pedestres no centro da cidade, como estratégia para tornar a segurança uma preocupação constante.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar