WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

28/07/2015 - PMU apresenta eixo Sudeste do BRT Vetor

Neste eixo a faixa de circulação de veículos será compartilhada e estacionamento mantido. Ao todo serão implantadas nove estações retangulares. O terminal Sudeste será na Av. Bandeirantes.

Foi apresentado nesta segunda-feira (27) a comunidade, o BRT Vetor eixo Sudeste, durante reunião que ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. O corredor sudeste visa atender diretamente uma região com, aproximadamente, 19 mil lotes, nos bairros Recreio dos Bandeirantes, Leblon, Costa Teles, Valim de Melo, Gameleiras, Chica Ferreira, Maracanã, entre outros.


O Corredor Sudeste atenderá uma população estimada de 80 mil pessoas, fazendo o percurso nas avenidas: Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges de Araújo e Bandeirante. O corredor tem 3,7km de extensão, sendo 9 estações. Lembrando que os novos loteamentos que serão entregues, como por exemplo, Isabel do Nascimento e Rio de Janeiro, também serão atendidos por este eixo.


O prefeito Paulo Piau lembra que o BRT Vetor dará agilidade para o transporte público, sendo que em algumas cidades onde foi implantado aumento o fluxo de pessoas. “Sabemos que há este conflito inicial, mas a experiência mostra que após a fase de implantação, há uma acomodação e aprovação do projeto. Não se pode dizer que o BRT é o único que causou impacto na avenida Leopoldino, estamos em um período de recessão, mas a intenção da prefeitura e atender a maioria, pois sabemos que não é possível atender a todos. Os comerciantes que tiverem dúvidas, após a apresentação, podem vir a prefeitura. Não queremos prejudicar ninguém. Terá estacionamento, faixa compartilhada. É um projeto inovador. Temos que pensar Uberaba de forma planejada daqui para frente, já prevendo um grande crescimento”, destacou, informando ainda que sugestões apresentadas pelos comerciantes como estacionamento 45º em alguns trechos serão avaliadas.


O secretário de Planejamento Marcondes Freitas, fez o detalhamento do projeto de Uberaba e apresentou dados sobre o sistema BRT implantado no mundo de modo geral. Ele lembra ainda que os ônibus do sistema do eixo sudeste terão tags e sensores para viabilizar a ligação com os semáforos o que garantirá a agilidade do trânsito nas vias.


Faixa Compartilhada - O eixo sudeste terá a faixa de circulação de veículos compartilhada, ou seja, as faixas centrais serão compartilhadas entre os ônibus e outros veículos.


Estacionamentos - O estacionamento de veículos será mantido dos dois lados das vias, com exceção dos locais onde as estações de passageiros forem instaladas.


Estações retangulares - Nas estações terá a cobertura sanduíche para questões térmicas e acústicas e terá o reaproveitamento de água de chuva. Na parte do subsolo da estação vai ter um tanque onde a água será depositada para a própria manutenção de limpeza das estações e dos jardins anexos a estação. Serão instalados uma ventilação cruzada para que quando o ar estiver funcionando ele possa circular livremente na estação. Foram pensadas dois tipos de estações que serão instaladas de acordo com a demanda de fluxo de passageiros de cada local. As estações terão rampas de acessibilidade, catracas e câmeras.


Terminal Sudeste – O Terminal Sudeste terá a estrutura igual aos terminais do eixo Leste/Oeste e será instalado na avenida Bandeirantes. O terminal terá bancos e sinalizações adequadas, inclusive voltada para acessibilidade com o piso táctil e também bicicletário.


Estudo do asfalto – Assim como ocorreu no eixo Sudoeste, apresentado recentemente, no eixo Sudeste foi feito um trabalho de sondagem do asfalto existente, para evitar problemas de drenagem. A sinalização da faixa dos ônibus compartilhada terá pintura termoplástica.


Cruzamentos – Assim como nos eixos Leste/Oeste e Sudoeste, nos acessos e cruzamentos será proibido fazer conversão à esquerda. A medida tem como prioridade a segurança dos usuários do sistema, dos pedestres e motoristas. Não haverá a colocação de grades, visto que o fluxo é menor que na avenida Leopoldino de Oliveira. Vale ressaltar que todas as rotas e trajetos serão sinalizados estão sob o acompanhamento da secretaria de trânsito.


Dados – O total geral da movimentação de passageiros no Sistema BRT no mês de junho/2015 foi de 1.342.710 passageiros, sendo a média geral de passageiros/dia de 44.757.


Também estiveram presentes os vereadores Luiz Dutra, Samuel Pereira, Paulo César China, Denise Max e Franco Cartafina. Além do secretário Marcondes, a subsecretária Maria Paula Meneguelo participou da reunião, bem como o superintende de Mobilidade Urbana, Claudinei Nunes e o secretário de Comunicação Denis Silva.

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar