WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/07/2015 - Educação no Trânsito e Guarda Municipal unem forças para promover a segurança

Equipe da GM participa de blitze educativas no centro da cidade; multas para quem estaciona em vagas para deficientes fica mais pesada a partir de 2016

 
As ações de abordagem a pedestres e motoristas como forma de promover a segurança, realizadas pela Seção de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), contam agora com o apoio de agentes da Guarda Municipal (GM). O objetivo é intensificar as atividades.


Desenvolvida toda segunda, quarta e sexta-feira, a ação de abordagens e panfletagem tem tido como alvo as faixas de pedestres da av. Fidélis Reis, no centro. O educador de trânsito Fabiano Henrique Sene explica que a campanha tem a meta de conscientizar e, só depois, punir infrações.


“Trabalhamos a questão do respeito à faixa de pedestres e às vagas reservadas para idosos e deficientes, e ainda o uso do cinto de segurança e de celular. Damos orientação, também, sobre a via exclusiva de ônibus que existe na avenida, para garantir a segurança de quem transita pelo local”, descreve Fabiano.


A equipe da Guarda Municipal está presente para acompanhar as ações e identificar infrações de trânsito. “Nossos agentes notificam os infratores e, se necessário, passam autuações e multas. Temos observado ocorrências diárias, por isso é importante promover a educação e a segurança em primeiro lugar, e não apenas punir”, reforça o chefe operacional da GM, Mário Nelson Emerenciano.


Nova lei – A partir de janeiro de 2016, a Lei nº 13.146, que institui a Política Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, vai intensificar a punição para motoristas que estacionam indevidamente em vagas reservadas para cidadãos com deficiência.


Atualmente, esse comportamento representa uma penalidade leve que gera três pontos no prontuário e multa de R$ 53,20. No entanto, a partir do próximo ano, a infração é considerada grave, acarretando cinco pontos e multa no valor de R$ 127,69. O veículo em questão pode, ainda, ser removido.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar