WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/07/2015 - Secretaria de Saúde mobiliza estrutura para o Campeonato Mundial de Handebol Júnior

58 estabelecimentos foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária
 
Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada para atender situações emergenciais durante o Campeonato Mundial de Handebol Júnior, que começa neste domingo (19). “A Secretaria começou suas ações há cerca de um mês e participou de várias reuniões para atender às necessidades do evento. Nosso empenho é para que tudo transcorra bem com as delegações e o público que vai conferir a competição”, afirma o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Para o evento, a cidade está recebendo 12 delegações, sendo 11 estrangeiras, de um total de 24.

Durante a competição, que acontece em Uberaba de 19 a 29 de julho, duas equipes da Vigilância Sanitária estarão trabalhando em tempo integral no Centro Olímpico, para acompanhamento das atividades na Praça de Alimentação instalada no local, e também nos demais estabelecimentos da cidade. Além disso, o Centro Olímpico contará com uma ambulância e uma UTI móvel para atendimento aos casos emergenciais. Os locais de treinamento – Colégio Marista Diocesano e Uniube – também terão uma ambulância, conforme determinação da organização do evento. A diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teles, explica que o Hospital Mário Palmério e a UPA São Benedito serão os locais de referência para atendimento aos atletas e torcida, respectivamente, em caso de necessidade.

Antes da competição, há cerca de um mês a equipe da Vigilância em Saúde iniciou um trabalho preventivo em Uberaba para recepção às delegações. Os funcionários dos três hotéis que vão receber os atletas e os profissionais que estarão em contato com as delegações, como motoristas e intérpretes, receberam as vacinas tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) e H1N1. Além disso, o Departamento de Vigilância Epidemiológica promoveu reunião com a rede hoteleira para repassar orientações quanto à ocorrência de situações estranhas à rotina. “Qualquer ocorrência em saúde deve ser notificada à Secretaria. Ao final do evento vamos produzir um relatório com as informações relacionadas à saúde neste período”, revela o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri.

Ele comenta que o trabalho preventivo também foi feito pela equipe da Vigilância Sanitária, que inspecionou 58 estabelecimentos antes do evento, como hotéis, rodoviária, Mercado Municipal, shopping centers, restaurantes, entre outros. “Também realizamos palestras técnicas e educativas para os trabalhadores dos serviços de alimentação e hotelaria dos três hotéis que estão recebendo as delegações, além de promover inspeções prévias nestes estabelecimentos”, afirma Rannieri.

A Vigilância Sanitária também solicitou a limpeza dos reservatórios de água dos locais de treinamento e do Centro Olímpico, além de coletar e analisar a água para consumo humano destes ambientes seguindo orientação da Vigilância em Saúde Ambiental. “Todas as ações foram promovidas com base nos protocolos de elementos básicos para operação do setor de saúde durante eventos de massa proposto pela ANVISA e Secretaria de Estado da Saúde e suas legislações pertinentes”, finaliza Rannieri.
 
Juliana Fidelis (17/07/15)
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar