WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/07/2015 - Ministério da Saúde promove capacitação com servidores que vão atuar no projeto Redes

40 servidores das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social vão participar de oficina sobre cuidados com a população de rua
 
Técnicos do Ministério da Saúde estarão em Uberaba na próxima semana para ministrar uma oficina de “Cuidado Integral à População em Situação de Rua”. A capacitação tem como público alvo 40 servidores de diversas especialidades, sendo 20 da Secretaria Municipal de Saúde e 20 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e que atuam diretamente com a população de rua. Esta será a primeira ação do projeto Redes em Uberaba, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, e ainda pelos Ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social. A adesão de Uberaba ao projeto, e também à Política Nacional da Pessoa em Situação de Rua, aconteceu na última quinta-feira (09) durante a assinatura da carta convite do governo federal e que contou com a presença do secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Leon de Souza Lobo Garcia, do Ministério da Justiça.


O projeto Redes tem o objetivo de dar apoio aos municípios para fomentar a integração intersetorial no cuidado às pessoas que tem problemas com drogas. Uberaba é a segunda cidade de Minas Gerais a ser contemplada com a adesão. “Este projeto tem o intuito de articular as redes assistenciais prioritárias no Brasil, seja na saúde ou na assistência social. Desta forma, o usuário vai ser atendido com o maior número de ações, de acordo com a sua necessidade. O trabalho passa a acontecer de forma integrada, e isso vai refletir na integralidade do cuidado com o cidadão que se encontra nesta condição”, explica o diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal.


Durante a audiência pública de apresentação do projeto, realizada na Câmara Municipal, o secretário da Senad destacou que Uberaba aproveitou todas as oportunidades para aumentar a rede de cuidados de pessoas que tem problemas com drogas. “Uberaba ampliou a sua rede de cuidados em saúde, e de fato tem hoje uma rede de atenção psicossocial entre as mais completas do país”, afirmou Garcia. Ele enfatizou que a cidade possui um CAPS que funciona 24h e que é fundamental para dar acolhimento às pessoas na hora em que o problema se apresenta. Também lembrou que Uberaba abriu leitos em hospital geral para cuidar das pessoas que tem problemas com drogas e de saúde mental. “Ou seja, há uma rede colocada dentro da saúde e uma rede que foi construída em paralelo dentro da assistência social”, concluiu o secretário, lembrando que Uberaba tem uma rede diversificada e que amplia os direitos das pessoas que tem problemas com drogas. Segundo Garcia, a parceria para a implantação do projeto Redes em Uberaba teve início com o trabalho do secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Indaiá, e do vereador Edmilson de Paula.


A capacitação com os técnicos do Ministério da Saúde acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, na Uniube. De acordo com Marçal, o próximo passo será o monitoramento do projeto, feito por um articulador do Ministério da Justiça. “Este acompanhamento deve durar cerca de dois anos”, enfatiza.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar