WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

08/07/2015 - BRT/Vetor é levado como modelo para outras cidades

Representantes da cidade São José do Rio Preto, do estado de São Paulo, elogiaram a execução do projeto do BRT/Vetor em Uberaba, durante visita à cidade nesta terça-feira (7). Junto com o Superintendente de Mobilidade Urbana, Claudinei Nunes, eles passaram por terminais, subestações, faixas exclusivas e, ainda, percorreram um trecho de ônibus para conhecer o sistema. A visita servirá para aprimorar o projeto já existente para um sistema BRT em Rio Preto, que conta com aportes de R$ 200 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana.
 
“Viemos conhecer o sistema, pois dá para perceber como se faz as coisas. A partir deste projeto, Uberaba mostra que está entre as cidades mundiais que se preocupam com a mobilidade urbana, dando prioridade para o transporte coletivo. É um BRT pleno, passando pelo coração da cidade. Durante a viagem na linha, muitos passageiros elogiaram o projeto. Tenho que parabenizar a cidade”, disse o consultor de São José do Rio Preto, Antônio Carlos Marchezetti, que tem experiência no transporte coletivo há 30 anos e já conheceu os sistemas Transmilênio, na Colômbia, tido como o maior BRT do mundo, e, ainda o Metrobús e o Optibus no México. 
 
São José do Rio Preto deve implantar um sistema similar ao de Uberaba, com dois terminais inicialmente, e ainda fará outras adequações para o transporte coletivo na cidade. “Nós gostamos muito do que foi feito aqui, serviu de base de espírito para que a gente possa construir lá”, afirma o diretor de Transportes Públicos, da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de São José do Rio Preto, Fernando Coelho.
 
A Prefeitura de Uberaba recebe várias visitas de cidades brasileiras para mostrar o sistema BRT/Vetor implantado, como Uberlândia, Salvador, Goiânia, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, entre outras. “Estamos levando o nome de Uberaba para o Brasil. Nosso sistema é exemplo e isto se consolida cada vez mais, como mostra a pesquisa divulgada no jornal que aponta a aprovação do usuários em mais de 70% com a implantação do sistema”, aponta o superintendente Claudinei Nunes. Durante as visitas, a pasta faz o acompanhamento, troca experiências e mostra o que tem sido feito e o que será implantado. De acordo com Claudinei, a próxima fase do BRT/Vetor já está em avaliação final na Caixa Econômica Federal. Aprovado o projeto, a Prefeitura poderá iniciar o processo licitatório do BRT/Vetor Sudeste/Sudoeste.

 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar