WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/07/2015 - Secretário acompanha programa “Melhor em Casa” e busca terceira equipe para Uberaba

Atualmente 120 pacientes são atendidos por mês nas próprias residências
 
O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, acompanhou o trabalho da equipe do programa “Melhor em Casa” nesta quinta-feira (02). “Fui no carro junto com os profissionais justamente para sentir como funciona o programa, além de ser uma oportunidade de conversar com as famílias e verificar a satisfação com o atendimento”, afirmou Túlio Cury. No programa “Melhor em Casa”, mediante os critérios de inclusão, os pacientes são atendidos na própria residência. De acordo com ele, a Secretaria já está solicitando ao Ministério da Saúde o credenciamento de mais uma equipe para Uberaba. “A cidade já tem número de habitantes suficientes para mais uma equipe. Estamos trabalhando para isso”, revela. Hoje, duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD´s) atendem 120 pacientes por mês.


O coordenador e farmacêutico do programa, Rodrigo Rodrigues Silva, explica que o foco do “Melhor em Casa” é permitir que o paciente receba o tratamento na residência. “É o processo que chamamos de desospitalização, ou seja, a saída dos pacientes dos hospitais e também das UPA´s, oferecendo mais segurança emocional para eles e suas famílias, além de permitir a liberação de leitos”, esclarece Rodrigues.


Segundo o coordenador, a EMAD é formada por dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta. Em Uberaba, o programa também conta com uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), com um nutricionista, um assistente social e um farmacêutico. “Logo que assumi a Secretaria trabalhei pela reestruturação deste programa, oferecendo mais profissionais e uma adequação no funcionamento, o que está refletindo na melhoria e ampliação do atendimento aos pacientes”, enfatiza o secretário. No último ano, o programa apresentou 29,7% de crescimento no número de pacientes atendidos. De janeiro a maio de 2014 a equipe atendeu 252 pacientes, e no mesmo período de 2015 foram 327. Desde abril deste ano, cada equipe do programa atende 60 pacientes por mês, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, totalizando 120.


O secretário comprovou a excelência do atendimento durante as visitas realizadas nesta quinta-feira (02). Em uma delas, no bairro Morumbi, o paciente Antônio José da Silva, de 87 anos, recebeu a medicação para tratamento contra pneumonia. De acordo com sua filha, Marise da Silva Martins, o programa é excelente, principalmente para o idoso, pois facilita no tratamento. “Meu pai tem dificuldades de locomoção, e com a equipe tratando dele aqui fica mais fácil. Além de evitar que ele fique exposto às outras doenças no hospital”, afirma.


Entre os procedimentos que são feitos pela equipe estão à aplicação de medicação, principalmente os antibióticos injetáveis, realização de curativos, acompanhamento de oxigenoterapia domiciliar, acompanhamento nutricional, fisioterapia (eletrofisioterapia e capacitação em cinésioterapia), atendimento socioassistencial, assistência farmacêutica, além das orientações diversas.


O programa “Melhor em Casa” atende no horário das 7h às 19h todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. “Como o tratamento dos pacientes é continuado, o atendimento não pode parar, principalmente em relação à aplicação de medicação”, conclui Rodrigues. O “Melhor em Casa” é um programa do governo federal, criado em 2011, que tem o objetivo de atender pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós- cirúrgica, por exemplo, oferecendo assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar