WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

27/06/2015 - Guarda Municipal autua nove veículos de transporte escolar e apreende outros dois

Secretaria de Trânsito endureceu as regras das vistorias de vans; próximo recadastramento dos motoristas acontece em julho
 
Na manhã desta sexta-feira (26), uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) resultou na autuação de nove veículos de transporte escolar por infrações relacionadas com as condições de segurança. Além disso, foram apreendidos um ônibus e uma van escolar. A ação foi desenvolvida nas proximidades da Escola Municipal Uberaba, no bairro Fabrício. A fiscalização foi comandada pelo chefe de policiamento da Guarda Municipal (GM), Rogério Gomes e supervisionada pelo chefe operacional da GM, Mário Nelson Emerenciano.


De acordo com Mário Nelson, a equipe da GM, constituída por oito agentes, iniciou as atividades às 6h. “Os veículos removidos estavam em condições péssimas em vários quesitos. Faltava cintos de segurança, os pneus estavam impróprios para utilização, entre outros problemas técnicos”, descreve.


Segundo ele, os veículos de transporte escolar que foram autuados e apreendidos não ofereciam a segurança necessária para os alunos. “Não temos perspectiva de término destas ações de fiscalização. Elas precisam ser constantes para que apenas circulem pelas ruas as vans e ônibus que estejam em perfeitas condições”, avalia Mário Nelson.


Cadastros – Paralelamente às ações da GM, o Departamento de Trânsito da Sedest implantou novas medidas para os recadastramentos de motoristas de vans escolares. A próxima vistoria acontece no dia 10 de julho.


Os profissionais deverão, agora, apresentar cópias dos contratos de prestação de serviços firmados pelos pais e/ou responsáveis pelos estudantes, bem como a relação de todos os nomes e endereços dos alunos transportados.  “O objetivo é manter sempre a segurança em primeiro lugar. Se as regras não forem seguidas, o motorista pode perder a licença e será afastado do cargo”, afirma o diretor do departamento, Rodrigo Carmelito.


As novas exigências da Secretaria de Trânsito pretendem, ainda, evitar que as vans excedam o número de alunos transportados permitido por lei, ocorrência que foi observada em vistorias anteriores.
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar