WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/06/2015 - Delegados aprovam cerca de 900 propostas para a saúde durante Conferência Municipal

Evento terminou na noite de domingo e também elegeu propostas e delegados para a etapa estadual
 
Por volta das 22h de domingo (21) os delegados e participantes da 8ª Conferência Municipal de Saúde encerraram os trabalhos com a aprovação de cerca de 900 propostas para o setor. “Estamos muito satisfeitos e impressionados com a adesão da população ao evento. Foi um sucesso”, decretou o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. O Centro de Eventos da ABCZ recebeu grande público durante os três dias de evento e a votação das propostas contou com a participação de cerca de 500 delegados indicados nas assembleias realizadas ao longo de três meses.

Promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal, a Conferência acontece a cada quatro anos e tem por objetivo debater a política municipal de saúde. “Esta é a oportunidade para a população participar e apresentar soluções que possam contribuir para a melhoria da saúde em nosso município, e as pessoas atenderam ao nosso chamado”, explica Túlio Cury.

A coordenadora geral Mônica Arantes Ribeiro Campos explica que agora a Comissão de Relatoria da Conferência vai fazer a checagem das propostas e produzir o relatório final, que será publicado no órgão oficial do município, Porta-Voz. “Foi um trabalho intenso e feito com muita seriedade. As propostas foram discutidas uma a uma e sentimos o comprometimento e dedicação dos participantes”, avalia Campos. Ela explica que estas propostas serão consideradas pela equipe de planejamento da Secretaria e vão nortear as ações da saúde para os próximos quatro anos.

Durante a Conferência foram escolhidas duas propostas de cada eixo temático para serem apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, que acontece de 01 a 04 de setembro em Belo Horizonte. “Nós escolhemos as mais significativas, totalizando 14 propostas”, explica a coordenadora. Os sete eixos temáticos são definidos pelo Conselho Nacional de Saúde. São eles: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

No final da Conferência também foram eleitos os 16 delegados que vão representar Uberaba na etapa estadual, sendo: 08 usuários do SUS, 04 trabalhadores, 02 gestores e 02 prestadores de serviços do SUS. “Este evento não foi apenas para cumprir a legislação, tivemos toda a estrutura necessária e, principalmente, o envolvimento da comunidade”, finaliza Campos.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar