WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

10/06/2015 - Piau anuncia retirada de tachões e readequa do sistema BRT no centro da cidade

Estacionamentos voltam de forma rotativa e faixa de ônibus será em parte compartilhada

O Prefeito Paulo Piau, juntamente com as equipes das secretarias de Planejamento e Trânsito, apresentaram hoje (09), as alterações que serão feitas na Avenida Leopoldino de Oliveira, no ramal Leste-Oeste do BRT Vetor. Foi anunciada a retiradas dos tachões (segregadores), alterações na rotatória com passagem direta para os ônibus, retirada de alguns semáforos e implantação de estacionamento rotativo, onde não houver as estações tubo (vale lembrar que nestes locais já não havia estacionamento, pois havia as paradas de ônibus rente aos passeios). As adequações seguem não o projeto original da antiga gestão, mas o novo projeto para os outros dois corredores em implantação e visam melhorar o sistema para motoristas, comércio, sem afetar os usuários do transporte coletivo.   

Estações tubo – (desenho)  Os ônibus terão espaço exclusivo nas estações tubo, onde veículos não terão acesso, já que serão direcionados para a pista em uma espécie de curva. Com isso, não haverá maiores prejuízos para o bom andamento do Vetor. Vale lembrar que circulam hoje na faixa exclusiva, em horário de pico, apenas seis ônibus de cada lado, ou seja, há espaço para o compartilhamento sem perder a essência do projeto. Com o novo modelo de trânsito os veículos não ficarão parados atrás dos ônibus como ocorria antes da implantação do Vetor.   

Reaproveitamento de material – Os chamados tachões serão reaproveitados em rotatórias e outras demandas em vias periféricas, já os semáforos também terão destinação para atender as várias vias que necessitam principalmente em bairros.    

“Nosso governo está fazendo um projeto inovador e diferenciado para os novos ramais do BRT Sudeste e Sudoeste e vamos utilizar estes mesmos diferenciais para fazer melhorias no projeto que herdamos. Vai melhorar o trânsito, para o comércio, sem prejudicar para o usuário do transporte, nosso maior foco.  Como poder público trabalhamos pela coletividade e não dá para atender individualmente. Mas a ideia é tentar ajudar todos. Hoje rompemos com um passado de erros”, reforçou, lembrando que não tem compromisso com erro.

 Obras a noite - O secretário de Planejamento Marcondes Nunes, reforça que alterações serão feitas de modo a causar o menor impacto possível e para tal será contratada uma empresa que irá retirar os tachões, fazer as adequações e também a sinalização. Segundo ele, a expectativa é que a contratação aconteça por carta convite, pois o custo será baixo. “Só reforçamos que a via será compartilhada, ou seja, os motoristas terão que ter atenção para não prejudicar os ônibus”. Já o secretário de Trânsito, Wellington Cardoso, destacou a importância da discussão, pois é preciso ter conhecimento para discutir determinados assuntos, e a participação em audiências e reuniões públicas, oferecem esta condição. Ele garantiu ainda que as adequações serão feitas no horário da noite, para não ocorrer impacto no trânsito da via ao longo do dia. Como o estudo é recente, ainda não foi determinada as datas para as adequações, mas o prefeito exigiu celeridade.  

Os vereadores Luiz Dutra, presidente do Legislativo, Franco Cartafina e Marcelo Borjão participaram e destacaram a importância da reunião no sentido de tentar atender os comerciantes, entre outras questões. Diversos comerciantes da avenida Leopoldino de Oliveira, compareceram e concordaram com as modificações propostas pela prefeitura. O presidente do CDL, Miguel Faria, ressaltou a decisão da PMU de fazer as alterações.  “Temos que fazer a nossa parte que é investir em nossos negócios. A revitalização da Artur Machado, por exemplo, nós temos que investir e fazer a nossa parte. Temos que treinar funcionários. A CDL é parceira, aproveitem as entidades de classe. A prefeitura está tentando atender, então vamos somar esforços. Temos que agir. Queremos o centro revitalizado. Senão fizermos nossa parte não tem como crescer. A expectativa é que o comércio de rua cresça nos próximos meses e vamos trabalhar para isso. Acho que a decisão da prefeitura foi importante e aprovamos”, disse.

Estacionamento amplo - Já o Wellington Cardoso destacou que o sistema rotativo funcionária como área azul e vermelha e terá caráter profissional, por isso a necessidade de se contratar uma empresa para fazer este trabalho. A medida não atenderá apenas a avenida Leopoldino, mas também todas as vias que tem comércio. “Também sugiro ao CDL, ACIU e Sindicomércio, que acompanhem de perto esta licitação, para poderem informar a seus associados do andamento deste trabalho”, destacou.

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar