WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/06/2015 - 54 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Uberaba

SMS recebeu nesta segunda-feira o último lote das vacinas
 
Balanço mais recente da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 54.107 pessoas foram vacinadas contra a gripe na cidade. O dado representa 74% do público alvo da campanha de 2015, que engloba um total de 73 mil pessoas. “Todos precisam se conscientizar e garantir a imunização. Ainda temos muito trabalho nesta última semana de vacinação, já que alguns grupos não atingiram a meta de 80%”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.


O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que o grupo dos trabalhadores da área da saúde já atingiu a meta, com 3.652 pessoas vacinadas, o que representa 98%. Na sequência estão as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 404 vacinadas e 79% da meta. O grupo dos idosos atingiu até o momento 69%, com 26.127 vacinados, seguido do grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos com 62% e 10.443 imunizações. Além disso, 1.827 gestantes foram vacinadas, o que representa 59%. O diretor explica que o grupo dos portadores de doenças crônicas não entra na meta, já que muitos se encontram em outros grupos do público alvo. Em Uberaba foram vacinados até a última quinta-feira (28) 11.654 pessoas com doenças crônicas. “Nossa preocupação maior neste momento é com os grupos das crianças, gestantes e idosos. Pedimos que eles compareçam às unidades para garantir a prevenção”, enfatiza Boaventura.


A Secretaria Municipal de Saúde informa que os agendamentos para a vacinação dos acamados ocorrerá até esta terça-feira (dia 02) na Central de Vacinas, por meio do telefone 3322-7822. A equipe da SMS já vacinou 1.537 pessoas acamadas e quase 1 mil ainda estão agendados. “Neste caso específico a vacinação se estende até que a equipe atenda todos os agendamentos”, esclarece Boaventura. Além disso, nesta semana cinco asilos receberão a equipe de vacinação, encerrando o trabalho nestas instituições na cidade.


O diretor de Vigilância Epidemiológica informa que a Secretaria recebeu nesta segunda-feira (dia 01) o último lote de vacinas, encaminhado pelo governo do Estado, com os 12% das doses que faltavam. “Já estamos reabastecendo todos os postos para os últimos dias de vacinação”, comenta Boaventura.


A campanha de 2015 foi prorrogada até o dia 05 de junho, mas em Uberaba acontecerá até o dia 09 em virtude do feriado de Corpus Christi, quando as unidades de saúde estarão fechadas nos dias 04 e 05. A SMS orienta que as pessoas levem o cartão de vacinação e no caso dos portadores de doenças crônicas é necessária a comprovação, mediante apresentação de receituário, exame, etc.


Em Uberaba a campanha acontece em 35 unidades de saúde, entre Unidades Básicas, Unidades Matriciais e Pontos de Apoio localizados nas zonas urbana e rural, sempre das 8h às 16h30. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é contra três vírus – H1N1, H3N2 e B.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar