WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/10/2009 - Índices do LIRAa são apresentados no Comitê de Controle da Dengue

Aconteceu na tarde de segunda-feira (26/10), mais uma reunião do Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue do Município de Uberaba, no anfiteatro do SENAI. Neste encontro, os representantes de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil e organizada, apresentaram os balanços das atividades desenvolvidas até este mês de outubro, e também, propuseram outras diretrizes a serem trabalhadas durante o final deste ano até meados de maio de 2010.

Durante a reunião, ocorreu a apresentação dos dados dos índices do Levantamento Rápido do Aedes aegypit (LIRAa), que aponta um nível médio de infestação predial de 0,97%, na cidade. De acordo com o levantamento, o percentual de criadouros ficou em quase 1%, limite tolerável pelo Ministério da Saúde. Na pesquisa foi possível identificar os itens que são mais propícios aos criadouros do Aedes aegypti. Dos focos encontrados, 27,4% foram em depósitos móveis (vasos e pratos de plantas, frascos com plantas, bebedouros de animais e outros), 25,8% nos lixos e resíduos sólidos, 18,3% em depósitos fixos (calhas, lage, ralos, sanitários em desuso e outros), 12,4% em depósitos ao nível do solo, 9,7% em pneus e outros materiais rodantes, 4,3% em depósitos elevados e 2,2% em depósitos naturais (bromélias e tronco de árvores).

O Diretor de Vigilância em Saúde, Cleuber Franco Borges, explicou que este resultado teve um aumento por causa das chuvas e da elevação da temperatura, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Mais uma vez chamamos a atenção dos moradores para colaborar com os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Controle de Zoonoses. É necessário que eles recebam bem os nossos agentes de saúde em suas casas. E principalmente, que continuem atentos com os quintais, não deixando objetos que acumulem água parada”, alerta o diretor.

Durante a reunião o secretário municipal de saúde, Dr. Valdemar Hial, mostrou que o município já está adequando às medidas preventivas para enfrentar o pior da dengue, caso ocorra na cidade. “Não queremos passar por esta situação. A população também tem que colaborar com os serviços desenvolvidos no controle da dengue. Mas como medida de prevenção, estará disponível, na UPA São Benedito, 15 leitos de UTI de média e alta complexidade”, fala o secretário. Já a diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Maria Alice Modesto, destacou que todos os servidores da sua diretoria passaram por um curso de capacitação e estão preparados para atenderem os pacientes com suspeita da doença. “Os novos servidores do Programa da Saúde da Família, que estão entrando no serviço, vão passar por esta capacitação dentro de quinze dias no máximo”, fala a coordenadora. Diversas ações foram propostas. Uma delas, do eixo Educação Comunitária, propõe o envolvimento dos atiradores do Tiro de Guerra para dar apoio em várias ações a serem desenvolvidas pelo Comitê. “É um trabalho muito importante para nós. Ele traz uma satisfação muito grande, pois vamos ajudar a população de Uberaba no controle do mosquito”, frisa o representante da corporação, o Segundo Sargento Carlos Barbosa Santana. Já a bióloga do Departamento de Controle de Zoonoses, Virginia Oliveira Coelho, avalia que todas as ações propostas dependem da total participação dos moradores. “Junto com todas as ações que foram propostas neste dia, precisamos realmente da participação dos moradores”. No eixo, a qual ela participava Operação de Campo, foi indicada a limpeza do ecoponto de entulho, a manter a produção e a instalação de tampas de caixas d’água, continuar com as visitas aos pontos estratégicos (ferro velhos, borracharias, cemitérios e outros locais de grande quantidade de criadouros do mosquito) em 100%, entre outros.

Bairros atendidos - As visitas dos agentes de saúde, do mutirão de limpeza, terão início na próxima semana (03/11). Os bairros que serão percorridos são: Vila Planalto, Vila Raquel, Parque das Américas, Santa Maria, Jardim Induberaba, Recreio dos Bandeirantes, São Cristóvão, Jardim Maracanã, Jardim Santa Clara, Jardim Alvorada, Chica Ferreira, Residencial 2000, Parque das Gameleiras, Gameleira II, São Vicente, Parque São Geraldo, Abadia, Nossa Senhora da Aparecida, Orlando Costa Teles, Costa Teles II, Silvério Cartafina, Elza Amuí, Mangueiras, Residencial Uberaba I, Jardim Primavera, Antonia Cândida, Josa Bernadino, Amoroso Costa, Tita Resende, Vila Presidente Vargas, Jardim Triângulo, Vila Craide, Vila Arquelau, Vila Bela Vista, Vila São José, Jardim das Palmeiras, Fabrício, Vila Militar, Tutunas, Jardim Uberaba, Santa Marta e São Benedito.

Segundo o Chefe de Seção de Controle de Endemias e Zoonoses, José Donizete Vilela, em alguns desses bairros não foram encontrados a presença do foco no levantamento de índice, mas entram no cronograma por apresentarem uma grande quantidade de matérias que acumulam água parada. “Por isso que colocamos nesta programação. Esta é uma medida preventiva”, fala José Donizete. Já as ações de mobilização social e educativa também iniciam a partir da próxima semana, nos bairros: Olinda, Pontal, Alfredo Freire, Vila Raquel, Vila Planalto Calixto Cecílio, Santa Maria, Parque das Américas, São Benedito, Vila Maria Helena, Bom Retiro, Jardim Induberaba, Recreio dos Bandeirantes, Valim de Melo II, Parque das Gameleiras, Leblon, Abadia, São Vicente, Nossa Senhora da Aparecida, Silvério Cartafina, Nossa Senhora de Lourdes, Mangueiras, Jardim Triangulo, Vila Craide, Boa Vista, Estados Unidos, Cássio Rezende, Frei Eugênio, Conjunto Morada do Sol, Vila Leandro, Vila Bela Vista, Vila Presidente Vargas, Fabrício e Morada das Fontes.

Dados - Até agora já foram coletados 659.522,0 pneus, instaladas 659 tampas de caixas d’água e retirados 216 caminhões de entulhos. Entre 01 de janeiro a 10 de outubro, foram contabilizados 167 casos de dengue, sendo que 164 foram na cidade de Uberaba e 03 são importados de outros municípios. Foram registrados um caso de dengue hemorrágica e um por complicação. Ambos curados.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar