WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/05/2015 - Motos resgate do Corpo de Bombeiros e do SAMU vão trabalhar juntas a partir de terça-feira

Uberaba dá o primeiro passo para a integração do trabalho do Corpo de Bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A partir desta terça-feira (26), a motolância do SAMU e a moto-resgate do 8º BBM vão atuar de forma conjunta. “Este trabalho em parceria é gradativo e trará resultados para a população, com mais agilidade e eficiência no atendimento”, avalia o secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury. Na opinião do comandante do 8º BBM, major André Humia Casarim, este trabalho conjunto pode fazer de Uberaba uma referência. Em Minas Gerais, esta integração acontece apenas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Patos de Minas.


“Com as duas motos trabalhando juntas, um auxiliando o outro, com certeza vamos agilizar o atendimento”, justifica o major Casarim. Ele destaca que as motos resgate são utilizadas para um primeiro atendimento em várias situações, até que a viatura ou unidade do SAMU chegue ao local da ocorrência. “A moto consegue se deslocar mais rápido no trânsito e chegar com rapidez, diminuindo o tempo resposta. E agora com os dois técnicos atuando juntos vamos conseguir proporcionar um melhor atendimento”, explica o comandante, destacando ainda que a medida gera uma economia de recursos humanos e materiais. Segundo o major Casarim, o trabalho conjunto das motos também vai evitar a duplicidade de ocorrências.


A coordenadora geral do SAMU, Cristina Maria César, explica que inicialmente o trabalho acontecerá das 7h às 17h e tanto a motolância como a moto-resgate do Corpo de Bombeiros ficarão concentradas na sede do SAMU. “Os chamados passam por uma regulação e conforme a indicação as duas motos sairão juntas para o atendimento”, afirma.


A integração do trabalho das motos resgate do SAMU e do Corpo de Bombeiros já vem sendo discutida entre a Secretaria Municipal de Saúde e a corporação. Neste mês foram realizadas reuniões com as presenças do secretário de Saúde, o comandante do 8º BBM, juntamente com o capitão Josias Soares de Freitas Júnior que já acompanhou o desenvolvimento desta parceria em outras cidades, e a coordenadora do SAMU. Na manhã desta sexta-feira (22), as equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros se reuniram para detalhar como será a atuação das motos das duas instituições a partir da próxima semana.


“Estamos iniciando um trabalho de integração, para futuramente pensarmos em uma Central Única”, concluiu o major Casarim.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar