WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/05/2015 - Programação da Semana de Luta Antimanicomial continua nesta sexta

Cerca de 300 pessoas participaram do primeiro dia de atividades da Semana de Luta Antimanicomial em Uberaba organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS Maria Boneca, CAPS Inácio Ferreira, CAPS AD (álcool e outras drogas) e o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA). “Foi um público surpreendente e variado, com a participação dos usuários, terapeutas, professores, muitos estudantes e estagiários e representantes de entidades”, destaca a coordenadora do CAPS Maria Boneca/Fundação Gregório Baremblitt, Maria de Fátima Oliveira. Atividades recreativas, alongamento, apresentações culturais com os idosos do Sesc e o coral da Apae e uma oficina de esquizodrama foram realizadas na Praça Rui Barbosa.


A programação continua nesta sexta-feira (dia 22), das 9h às 12h na sede do Sesc (rua Ricardo Misson, 411), com gincana, sessão de cinema e oficinas. O diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, explica que as atividades tem foco na mobilização social e informação sobre os direitos das pessoas com transtorno mental.


O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio e, de acordo com Marçal, a data ficou marcada a partir da década de 80 com a reforma psiquiátrica e as mudanças na assistência à pessoa com transtorno mental, que inclui a disponibilização de uma rede de serviços abertos ao paciente, com base na inclusão social e exercício da cidadania. Em Uberaba são realizados por mês cerca de 23.280 atendimentos na atenção psicossocial.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar