WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/05/2015 - Semana de Luta Antimanicomial começa nesta quinta em Uberaba

Começa nesta quinta-feira (21) a programação da Semana de Luta Antimanicomial em Uberaba promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Serão dois dias de eventos com diversas atividades organizadas pela Diretoria de Atenção Psicossocial da SMS em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS Maria Boneca, CAPS Inácio Ferreira, CAPS AD (álcool e outras drogas) e o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA).


Das 9h às 13h, na Praça Rui Barbosa, acontecem atividades recreativas, alongamento, apresentações culturais com os idosos do Sesc e o coral da Apae e uma oficina de esquizodrama conduzida pelos profissionais do CAPS Maria Boneca. A programação continua na sexta-feira (dia 22), das 9h às 12h na sede do Sesc (rua Ricardo Misson, 411), com gincana, sessão de cinema e oficinas. Os eventos tem foco na mobilização social e informação sobre os direitos das pessoas com transtorno mental. As atividades são abertas para a população, incluindo os usuários do sistema.


O diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, lembra que a luta antimanicomial ficou marcada a partir da década de 80 com a reforma psiquiátrica e as mudanças na assistência à pessoa com transtorno mental. “A internação psiquiátrica deixou de ser o único meio de atenção, e hoje existe uma rede de serviços abertos para assistência ao paciente, com base na inclusão social e exercício da cidadania”, explica. Cerca de 23.280 atendimentos são realizados por mês na atenção psicossocial em Uberaba.
 
Cerest – Também em celebração à Semana de Luta Antimanicomial, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba (CEREST) promoveu na terça-feira (19) uma ação educacional para os profissionais do CAPS Inácio Ferreira. O tema abordado foi a síndrome de burnout, e segundo a psicóloga do Cerest, Alline Sousa, trata-se de um processo crônico de estresse que afeta trabalhadores que lidam com pessoas, como na área da saúde. “A síndrome é caracterizada pela exaustão emocional, pela insensibilidade emocional e diminuição da realização no trabalho”, explica.


O evento contou com a presença de profissionais das áreas de enfermagem, técnico em enfermagem, farmacêutica, serviço social, gerência, entre outras.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar